Wagner Moura brilha em Hollywood: Mergulhe no universo do ator em Guerra Civil e descubra outros trabalhos imperdíveis


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

Ele impactou o Brasil nos anos 2000 na pele do Capitão Nascimento em Tropa de Elite e mais recentemente interpretando Pablo Escobar em Narcos. Mas Wagner Moura vai muito além disso!

Esse que é considerado um dos grandes atores brasileiros da atualidade, construiu uma carreira sólida, desempenhando papéis relevantes em produções nacionais e internacionais.

O ator baiano tem em sua trajetória trabalhos que exploram desde a brutalidade do crime e da violência policial, passando por questões sociais complexas, até as sutilezas do amor.

Com o lançamento de Guerra Civil nos cinemas em abril de 2024, podemos conferir mais uma vez a atuação incrível desse grande ator. É também uma oportunidade para conhecer outros de seus trabalhos memoráveis. Confira!

Guerra Civil (2024)

Aqui Wagner Moura contracena com a atriz norte-americana Kirsten Dunst em uma grande produção hollywoodiana, com certeza um marco na carreira do ator.

A direção e o roteiro são do aclamado cineasta inglês Alex Garland (que fez Ex-Machina e Aniquilação). A trama apresenta uma realidade na qual os EUA está mergulhado no caos, experimentando uma guerra interna sem precedentes.

Lee (Kirsten Dunst) e Joel (Wagner Moura) são jornalistas especializados em conflitos e percorrem o país para captar as nuances dessa violenta e complexa guerra, fruto de uma enorme polarização ideológica que tomou conta da sociedade estadunidense.

Sergio (2020)

Nesse longa dirigido pelo norte-americano Greg Barker, Wagner Moura interpreta o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello.

A história é verídica e baseada no livro O homem que queria salvar o mundo, de Samantha Power. Conta sobre os últimos dias do diplomata da Nações Unidas em uma perigosa missão no Iraque.

Essa é uma produção original da Netflix e Moura contracena com a atriz cubana Ana de Armas.

Tropa de Elite (2007)

Cena de Tropa de Elite mostra Wagner Moura.

Visto como um dos filmes mais icônicos da história do cinema brasileiro, Tropa de Elite causou frenesi e suscitou fortes emoções na época de seu lançamento, em 2007.

A narrativa percorre a rotina de um grupo de policiais e do líder do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), no caso o Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura. Ele combate o crime organizado no Rio de Janeiro com muita brutalidade e mãos de ferro, sendo uma forte denúncia de como age a polícia nas favelas cariocas.

Moura, que já vinha se destacando, ganhou ainda mais projeção e sucesso por conta da atuação grandiosa nesse filme.

Em 2010 foi lançada a continuação, Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro. As duas produções são assinadas pelo cineasta José Padilha.

Narcos (2015 - 2018)

O narcotraficante mais famoso de todos os tempos, Pablo Escobar, ganhou vida através de Wagner Moura nessa aclamada série da Netflix.

O criminoso colombiano, chefe do Cartel de Medellín, é retratado desde sua ascensão até sua queda em três temporadas que mostram toda a sua trajetória como líder do tráfico de drogas e sua captura pelos norte-americanos.

Wagner Moura se destacou na série, recebendo prêmios e elogios da crítica, além de se tornar mais conhecido internacionalmente com o personagem.

Marighella (2019)

Em 2019 foi concluído o filme biográfico do líder revolucionário Carlos Marighella, o primeiro trabalho de Wagner Moura como diretor de cinema, demonstrando ainda mais sua versatilidade.

Interpretado por Seu Jorge, Marighella teve uma vida agitada, sem tempo para ter medo ao enfrentar a cruel ditadura militar brasileira. A trama se passa entre os anos de 1964 e 1969, quando o revolucionário é assassinado.

O filme só pode ser lançado nos cinemas em 2021 devido a problemas com a Agência Nacional de Cinema e depois com a pandemia pela COVID-19.

Talvez você se interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.