Anatomia de uma queda: um drama psicológico que te fará refletir; entenda

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 4 min.

O drama psicológico Anatomia de uma queda (Anatomie d'une Chute, no original) foi destaque no cinema em 2024. Dirigido pela cineasta francesa Justine Triet, traz a atuação brilhante de Sandra Hüller no papel principal.

A produção surpreendeu o público e a crítica com sua trama complexa, intrincada e envolvente, trazendo à tona reflexões profundas sobre a construção da verdade, a dinâmica das relações e a fragilidade do ser humano.

O filme está disponível na plataforma de streaming da Amazon Prime Video.

Sinopse de Anatomia de uma queda

A narrativa segue Sandra, uma escritora alemã que vive com o marido e o filho em um chalé nos Alpes franceses. Daniel, o filho do casal, tem 11 anos e, após um acidente, perdeu boa parte da visão, ficando praticamente cego.

Quando o garoto encontra o pai sem vida caído na neve, tudo leva a crer que foi um acidente. Entretanto, a medida que a investigação avança, Sandra é considerada suspeita de assassinato e precisa enfrentar um longo julgamento.

Assim, acompanhamos esse processo e vários ângulos de sua história familiar, que envolve segredos e a dificuldade de determinar o que de fato aconteceu.

A "verdade" por trás da história e temas abordados

Por meio de uma montagem e direção muito bem feitas, o filme consegue mergulhar na incerteza dos fatos, explorando a imprecisão da verdade e as diferentes percepções possíveis de uma realidade.

A trama não oferece respostas conclusivas, mas incentiva o espectador a buscar a própria versão dos acontecimentos. Da mesma maneira que Daniel, o filho de Sandra, somos levados a "escolher um lado", mesmo que algumas dúvidas e questionamentos ainda permaneçam.

Justiça, confiança, manipulação, memória e a construção da verdade são temas abordados no filme de maneira profunda. Além disso, a história também toca em outros assuntos como a violência doméstica, a frustração, a culpa e a maternidade. Essas questões levam o público a investigar a vida daquela família e tentar formar uma opinião sobre as relações ali existentes.

Elenco de Anatomia de uma queda

O elenco é um ponto alto nessa produção, trazendo atuações primorosas que contribuem para que a trama seja envolvente e convincente. A atriz alemã Sandra Hüller entrega uma performance excepcional, deixando transparecer toda a angústia e preocupação da personagem até mesmo nos detalhes e expressões.

Outra atuação que chamou a atenção dos críticos é de Milo Machado Graner, que vive o garoto Daniel. Estreia no cinema, o ator foi elogiado por sua interpretação sensível e emocionante, sendo essencial para a construção da trama.

E por fim, merece destaque o cachorro Messi, companheiro do menino. O cão da raça border collie vive Snoop e tem um papel fundamental na história. Ele foi treinado durante meses para vivenciar situações bastante complexas na trama, como simular sua própria morte, interagir com o elenco e expressar emoções.

Recepção da crítica

Aclamado pela crítica, Anatomia de uma queda participou de vários festivais, sendo indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz para Sandra Hüller, Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Edição.

Foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023 e considerado um dos melhores filmes do ano. No IMDB tem nota 7.7 e no Rotten Tomatoes tem 96% de aprovação.

Ficha técnica

Filme Anatomia de uma queda
Título original Anatomie d'une Chute
Direção Justine Triet
Roteiro Justine Triet, Arthur Harari
Elenco
  • Sandra Hüller como Sandra
  • Swann Arlaud como Vincent
  • Milo Machado Graner como Daniel
  • Antoine Reinartz como promotor
  • Samuel Theis como Samuel
  • Jenny Beth como Marge
  • Saadia Bentaieb como Nour
  • Camille Rutherford como Zoé
  • Anne Rotger como presidente
  • Sophie Fillières como Mônica
  • Messi como Snoop (cão)
Gênero Drama, Suspense
País de Origem França
Lançamento 2023
Duração 152 minutos
Classificação Indicativa 16 anos
Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes (2023)

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.