13 obras essenciais para compreender Pablo Picasso

Rebeca Fuks
Revisão por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Tempo de leitura: 7 min.

Pablo Picasso foi um pintor, escultor, poeta, ceramista, dramaturgo e cenógrafo espanhol. Passou a maior parte da sua vida adulta em Paris, onde travou amizade com diversos artistas.

Picasso foi um dos fundadores do cubismo e um dos grandes revolucionários da arte no começo do século XX.

Essas são as treze obras essenciais para compreender o pintor e as suas fases artísticas

1. Primeira comunhão (1896) - Antes de 1900

A primeira fase de Picasso é anterior a 1900. Nela se encontram todas as pinturas feitas antes desse ano, como nesse óleo sobre tela, pintado quando Picasso frequentava a escola de artes La Lonja.

A obra foi exposta em Barcelona e chamou a atenção da imprensa local. Ela foi feita de acordo com os preceitos do realismo do final do século XIX.

O quadro apresenta sua irmã, Lola, durante a primeira comunhão, num momento solene de transição da infância para a vida adulta.

2. A Vida (1903) - Fase azul

A Vida
Moscow, Russia - July 28, 2017: A stamp printed in Equatorial Guinea, shows painting "Life" by Pablo Picasso, series "Picasso: Paintings of the blue period", circa 1973. Shutterstock.com/svic

A Vida é um dos quadros mais importantes da chamada fase azul. Entre 1901 e 1904, Picasso deu enfase à obras com tonalidade preferencialmente azul e temas como prostitutas e bêbados.

A fase foi influenciada por uma viagem pela Espanha e pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas, que foi retratado postumamente nesse quadro. Durante este período, Picasso passou por dificuldades financeiras, alternando a sua moradia entre Paris e Madrid.

3. Garçon à la pipe (1905) - Fase rosa

A fase rosa de Picasso foi marcada pelo uso de tons mais claros e leves, principalmente o rosa. Nesse período, que foi de 1904 até 1906, Picasso residiu em Paris, no bairro boêmio de Montmartre.

A vida na região também influenciou Picasso, que retratou muitos acrobatas, bailarinas e arlequins. Foi também nessa época que Picasso conheceu a escritora Gertrude Stein, que se tornou uma das suas grandes patronas.

4. Gertrude Stein (1905) - Fase rosa / primitivismo

Gertrude Stein
VIETNAM - CIRCA 1987: a stamp printed in Vietnam shows portrait of Gertrude Stein, painting by Picasso, circa 1987. Shutterstock.com/Boris15

Gertude Stein encomendou seu retrato para Picasso. Ela havia se tornado amiga próxima do pintor e uma das mais importantes financiadoras das suas obras.

O retrato de Gertude marca a transição da fase rosa para o primitivismo. No seu rosto podemos perceber a influência das máscaras africanas que vão marcar a próxima fase de Pablo Picasso.

5. Les Demoiselles d'Avignon (1907) - Fase africana ou primitivismo

Les Demoiselles d‘Avignon
NEW YORK - AUGUST 23: Inside views of the Museum of modern art in New York on August 23, 2015. This is one of the most popular and famous museums worldwide for modern art. Shutterstock.com/Oscity

Este quadro marca o começo da fase em que Picasso sofre grande influência das artes africanas, que durou de 1907 à 1909.

Apesar de parte do quadro ser influenciado pelas artes ibéricas, é possível ver claramente às referências da África, principalmente na composição do rosto das duas mulheres ao lado direito do quadro (suas faces são semelhantes a máscaras africanas).

Picasso só expôs esse quadro anos depois, em 1916.

6. Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler (1910) - Fase cubismo analítico

Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler
Milan, Italy - April 21, 2022: Portrait of Daniel-Henry Kahnweiler by Picasso on stamp. Shutterstock.com/spatuletail

Picasso desenvolveu junto com Georges Braque um estilo novo de pintura: o cubismo analítico (1909-1912). Os artistas buscavam "analisar" o objeto nos seus termos e nas suas formas.

A paleta de cores era monocromática e neutra preferencialmente. Nesta obra, Picasso retratou Daniel-Henry Kahnweiler, dono de uma galeria de arte em Paris.

Com esse quadro, Picasso mudou a forma que se faziam retratos, quebrando uma tradição de mais de dois mil anos.

7. Cabeça (Tetê) (1913-14) - Cubismo sintético

O cubismo sintético (1912-1919) foi um desenvolvimento do cubismo. Picasso começou a utilizar pedaços de papéis como papel de parede e jornais em suas obras. Foi o primeiro uso da colagem em obras de arte.

Durante este período, o pintor esteve em contato com diversos artistas em Paris, como André Breton e o poeta Apollinaire. Com o fim da Primeira Guerra, Picasso conheceu ainda mais gente, como o cineasta Jean Cocteau e o compositor Ígor Stravinsky.

O contato com inúmeros artistas de diversas áreas diferentes influenciou a obra de Picasso, que passou por diversos experimentos nesta época e nas subsequentes.

8. Paulo como Arlequim (1924) - Neoclassicismo e surrealismo

Paulo como Arlequim
FRANCE - CIRCA APRIL, 1975: A stamp printed by FRANCE shows painting Paul as Harlequin by Pablo Ruiz y Picasso, also known as Pablo Picasso. Shutterstock.com/Sergey Goryachev

Picasso teve uma produção muito grande e muito ampla. Esse retrato do seu filho como arlequim está inserido na fase neoclassicista e surrealista (1919-1929).

Com o final da guerra, muitos artistas europeus buscaram dentro do neoclassicismo um modo de "retomar a ordem". Porém, ao mesmo tempo, as vanguardas artísticas continuavam a influenciar as obras dos artistas.

9. Natureza morta (1924) - Neoclassicismo e surrealismo

Essa natureza morta, pintada no mesmo ano da tela Paulo como Arlequim, mostra a versatilidade do artista.

Picasso passa, em pouquíssimo tempo, de um desenho representativo para uma grande abstração, seguindo os preceitos do surrealismo.

10. O Artista e a sua modelo (1928) - Neoclassicismo e surrealismo

Em 1925, o escritor André Breton, que foi o grande teórico do surrealismo, declarou que Picasso era um deles.

Mesmo que Picasso não tenha seguido à risca os preceitos do surrealismo, ele esteve presente na primeira exposição do grupo no ano de 1925 com obras cubistas.

11. Guernica (1937) - A Grande Depressão e a exposição no MoMA

Guernica
Guernica, Spain - October 10, 2015: A tiled wall in Gernika reminds of the bombing during the Spanish Civil War. Shutterstock.com/spatuletail

Guernica é a obra mais famosa de Picasso e do Cubismo. Representa os bombardeios nazistas na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola.

Durante o período de 1930 a 1939 as constantes figuras do Arlequim na obra de Picasso foram substituídas pelo minotauro. Os quadros de Picasso se tornaram mais sombrios, com o uso de cores pasteis.

Veja a análise completa sobre o quadro Guernica.

12. Busto de mulher com chapéu com flores (1942) - Segunda Guerra Mundial

Picasso ficou em Paris, mesmo durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Neste período, o artista não participou de muitas exposições e recebeu algumas visitas da polícia política do regime fascista.

No final dos anos 1940, Picasso já era uma celebridade e tanto sua obra como a sua vida pessoa eram de interesse geral.

13. Jaqueline de mãos cruzadas (1954) - Obras tardias

De 1949 a 1973 estão englobados os trabalhos finais e as obras tardias de Picasso. Nesse período o artista já era consagrado. Muitas pinturas são retratos de sua esposa Jaqueline.

Ele também se empenhou em diversas esculturas, incluindo uma estrutura gigante conhecida como Picasso de Chicago. Em 1955 o criador ajudou o cineasta Henri-Georges Clouzot a fazer um filme sobre a sua vida chamado O mistério de Picasso.

A formação de Pablo Picasso

Picasso nasceu em Málaga, na Andaluzia, em 1881 e viveu lá por dez anos. Seu pai era professor de desenho na Escuela de San Telmo.

Aos sete anos, Picasso começou a receber aulas de seu pai, que acreditava que a técnica era essencial para um bom artista. Quando Picasso fez treze anos, seu pai achou que ele já o tinha superado nas pinturas. Com essa mesma idade, ele entrou na escola de artes de La Lonja, em Barcelona.

Pablo Picasso
Amsterdam, Netherlands - September 05, 2017: Pablo Picasso, Spanish painter, sculptor, printmaker, Madame Tussauds wax museum in Amsterdam. Shutterstock.com/Ewa Studio

Aos 16, Picasso foi enviado para a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, em Madrid. O jovem pintor passava a maior parte do tempo no Museu do Prado copiando grandes obras de arte ao invés de frequentar as aulas.

Em 1900, com 19 anos, Picasso vai a Paris pela primeira vez, cidade na qual ele passa a maior parte da sua vida. Lá ele conheceu e conviveu com outros artistas, como André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.

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Rebeca Fuks
Revisão por Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).