A história por trás do desenho Caillou: e o que nos ensina
Caillou é um desenho voltado para crianças em idade pré-escolar baseada numa série de livros franceses escritos por Christine L'Heureux (com ilustrações de Hélène Desputeaux).
A adaptação para a série de tv foi produzida no Canadá e gerou mais de 200 episódios. O programa que faz sucesso desde 1997, tem como protagonista Caillou, um menino de quatro anos bem-humorado, curioso e divertido com o qual aprenderemos uma série de lições importantes para a vida.
De onde surgiu o nome Caillou
Caillou em francês quer dizer seixo. A autora da série de livros escolheu o nome do seu protagonista como forma de homenagear a psicóloga Françoise Dolto. Em um dos métodos empregados por Françoise, ela pedia às crianças que levassem pedras (seixos) como pagamento simbólico das consultas.
Porque Caillou é careca. Ele tem câncer?
Na história contada nos livros inicialmente Caillou é um bebê de nove meses. Conforme o menino foi crescendo, a editora não quis mudar a sua imagem para o personagem continuar se mantendo reconhecível.
Há várias teorias em torno do tema da falta de cabelo do menino (há quem diga até que o garoto teve câncer), mas a editora afirmou que se trata apenas de uma opção estética.
O fato de Caillou não ter cabelo também o torna diferente e faz com que as crianças se habituem a diferença.
O que a história de Caillou ensina
A história contada por Caillou promove um sentimento de identificação por parte das crianças. Ela ajuda o espectador a desenvolver empatia, a se colocar no lugar do outro e a compreender os seus dramas e frustrações.
Os episódios retratam temas corriqueiros como o primeiro dia de aula, o medo de realizar uma nova tarefa, a dificuldade de fazer novos amigos e a troca de escola.
São eventos que, a princípio, parecem simples, mas que podem se revelar verdadeiros dramas para uma criança em idade pré-escolar, como, por exemplo, a tarefa de tomar banho:
A conhecer o novo e a explorar o que ainda não experimentamos
Por ser uma produção voltada para crianças muito pequenas, os episódios fazem uso de muitas cores para capturarem a atenção do espectador e estimularem a imaginação.
Caillou é um curioso nato, que se interessa especialmente por carros e dinossauros. Além dessa dupla paixão, ele também gosta de tocar piano e tambor.
Como se trata de um desenho animado infantil, o programa não poderia deixar de ter um viés didático. Com o pequeno menino aprendemos a conhecer o novo e a explorarmos aquilo que ainda não experimentamos.
Um exemplo da sua fértil imaginação - assim como habitualmente é a das crianças - é o fato de Caillou se imaginar em situações completamente inusitadas.
Uma ilustração simples desse caso pode ser vista quando o menino brincava com a amiga no parquinho e, de repente, se imaginou príncipe e princesa medieval:
A viver com superação
Caillou estimula o espectador a passar pelos vários estágios de desenvolvimento.
O menininho de quatro anos ensina a superar os pequenos desafios da vida, como por exemplo a ida ao dentista:
Como observamos no trecho acima, estamos falando aqui de acontecimentos pequenos e mundanos que acontecem na vida de todos nós, adultos, mas para os quais o garoto ainda precisa aprender a se habituar.
A importância da família
Assistimos como a relação de Caillou com a mãe (Doris), o pai (Boris) e a irmã caçula (Rosie) é muito próxima e permeada de profundo afeto e carinho.
A família está sempre junta e ao lado deles é que o menino aprende lições importantes que levará para a vida.
O menino também é muito ligado aos avós, que moram perto e interagem muito com ele.
Com Caillou aprendemos a importância da família e somos estimulados a reconhecer o amor que temos pela nossa.
A desenvolver o autoconhecimento
Caillou está se descobrindo e aprendendo a entrar em contato pela primeira vez com sentimentos complicados como o ciúme, o medo, a euforia, a ansiedade e a decepção.
A série estimula as crianças pequenas a partilharem, a cederem e a lidarem com a frustração. Caillou afinal transmite uma mensagem de positividade e respeito não só para com o outro mas sobretudo para consigo próprio.
É o que se percebe, por exemplo, quanto o menino resolve abraçar a tarefa de aprender a nadar, que a princípio não parece ser nada fácil:
A respeitar as diferenças
O texto francês que deu origem a Caillou estimula a igualdade entre as crianças de origens diferentes. O programa apresenta diversidade étnica e um mundo sem preconceitos.
Caillou é muito próximo de amigos de diferentes cores, hábitos e etnias.
A importância de estar cercado de amigos
Os amigos fazem toda a diferença na vida de Caillou. Além de partilharem as mesmas dúvidas e inquietações típicas da idade, os meninos vão amadurecendo juntos e ajudando uns aos outros.
Com Sarah, de 6 anos, Caillou aprende a ler e a escrever. Com Clementine aprende a ser destemido - a menina não tem medo de nada e está sempre em busca de novas aventuras.
Além das meninas ele também é muito próximo de Léo, seu melhor amigo, os dois são inseparáveis. Relembre, por exemplo, o aniversário de Leo e a sua festa especial:
A série nos ensina a importância de criar laços de afeto e de manter a proximidade com os amigos.
Conheça também: