Conto Os três porquinhos (resumo da história)
O conto Os três porquinhos pertencia ao folclore inglês e fora transmitido oralmente até ganhar a famosa versão escrita por Joseph Jacobs. Um clássico da literatura infantil, a história dos três porquinhos vive no nosso imaginário coletivo e nos ensina o valor do trabalho e da perseverança.
Resumo
Era uma vez três porquinhos irmãos que viviam com a mãe. Dois porquinhos não ajudavam em nada na casa, enquanto o terceiro porquinho sentia pena da quantidade de trabalho que a mãe tinha.
Um belo dia, a mãe, ciente da maturidade dos filhos, orientou que os porquinhos saíssem de casa para construírem suas próprias vidas. Ela fez um farnel para cada um deles e forneceu algumas economias para que comprassem material para construírem as casas.
O primeiro porquinho, preguiçoso, quis construir uma casa que não desse trabalho. Apesar da advertência dos irmãos, construiu uma casa de palha.
O segundo porquinho, menos preguiçoso que o primeiro, resolveu construir uma casa de madeira. Apesar de mais segura do que a casa de palha, a de madeira não era boa para o frio e não era resistente o suficiente para impedir a entrada de um lobo.
O terceiro porquinho, por sua vez, precavido e paciente, resolveu construir sua casa com tijolos.
Enquanto os dois irmãos mais novos terminaram as construções de palha e madeira em uma manhã, o terceiro porquinho seguiu engajado na sua demorada construção. Em três dias o trabalho estava feito: ergueu uma resistente casa com tijolos e cimento.
Algum tempo depois, um lobo surgiu na floresta. Percebendo a presença dos porquinhos foi logo bater na primeira casa, a feita com palha. O primeiro porquinho, em pânico, fugiu para a casa ao lado, a do irmão que havia trabalhado com a madeira.
O lobo dirigiu-se então para a segunda casa e, como os porquinhos não abriram a porta, ameaçou assoprar para destruir a construção. A casa de madeira, de fato, caiu com a rajada de vento. Aproveitando a falta de fôlego, os porquinhos correram para a casa do irmão mais velho.
O irmão mais velho os abrigou e garantiu que tudo correria bem. Quando o lobo soprou novamente, a casa, feita de tijolos, sequer mexeu um milímetro.
No dia seguinte, o lobo voltou a atacar a casa que restava, dessa vez tentou entrar pela lareira. Como o porquinho mais velho era muito precavido, deixou um caldeirão de sopa fervendo posicionado bem embaixo da lareira. O lobo, ao cair na caldeira, fugiu desesperado e os três porquinhos continuaram sãos e salvos.
Descubra mais a fundo a Moral da história Os três porquinhos.
Conheça a história por trás da criação dos três porquinhos
Estima-se que primeira versão da história tenha sido criada em torno de 1000 d.C. (não se sabe a autoria). Em 1383, o conto infantil foi adaptado para teatro, mas somente em 1890, foi popularizado graças a escrita de Joseph Jacobs.
Embora tenha nascido em Sidney, na Austrália, no dia 29 de agosto de 1854, Jacobs passou boa parte da vida na Inglaterra. Mudou-se para lá aos dezoito anos, em 1872, e foi historiador, professor e especialista em contos de fada. Publicou, em 1898, o livro English Fairy Tales, que continha a história dos três porquinhos.
Na coletânea, Jacobs deu créditos a James Orchard Halliwell, um dos primeiros a escrever uma versão da história dos três porquinhos. A versão de James foi publicada em 1849, no livro Popular Rhymes and Nursery Tales.
Quase cem anos mais tarde, em 1933, o estúdio de Walt Disney lançou uma adaptação da história em formato de animação (curta-metragem).
Adaptação para desenho animado feita pela Disney
Lançado em maio de 1933, Three Little Pigs (nome original) é um desenho animado em formato curta-metragem lançado pela Disney. Dirigido por Burt Gillett, a produção recebeu o Oscar de melhor curta-metragem de animação no ano a seguir (1934).
A música original, conhecida em português como Quem tem medo do Lobo Mau?, foi composta por Frank Churchill.
Na ocasião, o estúdio achou por bem dar nomes aos porquinhos que até então não eram identificados, os nomes escolhidos foram: Fifer Pig, Fiddler Pig e Practical Pig (no Brasil os nomes foram traduzidos para Prático, Heitor e Cícero).
Conheça também:
- Conto Branca de Neve
- Conto O patinho feio
- Conto Chapeuzinho Vermelho
- As melhores fábulas com moral
- História infantil: contos comentados para crianças
- Histórias infantis curtas comentadas
- Pinóquio: resumo e análise da história
- Rapunzel: história e interpretação
- Bela Adormecida: história completa e outras versões
- A Bela e Fera: resumo e comentários sobre o conto de fadas
- História da Cinderela (ou A Gata Borralheira): resumo e significado
- O Gato de Botas: resumo e interpretação do conto infantil
- João e o pé de feijão: resumo e interpretação da história
- Cachinhos Dourados: história e interpretação