Dança contemporânea: o que é, características e exemplos
A dança contemporânea é uma vertente da dança criada por volta da década de 60 a partir de pesquisas corporais de companhias de dança, sobretudo nos EUA.
A dança contemporânea tem a intenção de trazer movimentos que consigam transmitir sentimentos e questionamentos, ao mesmo tempo em que aproximam a dança da vida cotidiana.
Traz como marca a investigação gestual e a experimentação, não possuindo técnicas próprias e podendo mesclar outras linguagens das artes, como o teatro e a performance.
Origem da dança contemporânea
Um grupo que geralmente é associado ao surgimento da dança contemporânea é o Judson Dance Theater, um coletivo norte-americano dos anos 60 que incluía artistas de diversas áreas, como artes visuais, dança e música.
O grupo foi de grande importância para trazer uma nova forma de dançar e apreciar a dança.
Seus integrantes estavam dispostos a criar com base em experimentações nada convencionais, como gestos de quedas e relaxamentos, além de exercícios simples de jogos, com desprendimento e espontaneidade. Eles também buscavam libertar a dança da carga dramática e psicológica presente na dança moderna, responsável pelo rompimento com a dança clássica.
Assim, depois do Judson Dance Theater outros grupos surgiram e deram continuidade a esses tipos de pesquisas gestuais, questionando as definições da dança e os tipos de movimentos que podem ser considerados nessa linguagem.
Uma grande coreógrafa que também contribuiu para a consolidação da dança contemporânea foi a alemã Pina Baush (1940-2009), que trabalhava misturando teatro à dança.
Características da dança contemporânea
Existem muitas formas de realizar a dança contemporânea. Justamente por ela possibilitar grande libertação corporal, é difícil listar com precisão tipos de dança contemporânea, pois cada companhia acaba por realizar suas pesquisas próprias.
Entretanto, é possível agrupar algumas características frequentes, como:
- experimentação;
- possibilidades de movimentos próximos ao chão;
- quedas e repousos;
- ausência de técnicas únicas;
- possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.
Além disso, outra característica é a utilização recorrente da improvisação, ou seja, de gestos criados livremente no momento em que os dançarinos executam a dança. Assim, não é necessário que haja sempre uma coreografia pré-estabelecida.
Grupos de dança contemporânea
1. Quasar Cia de Dança
A Quasar Cia de Dança é um grupo bastante conhecido no Brasil, com trabalhos também no exterior. Surgida em Goiânia na década de 80, a companhia é uma iniciativa de Vera Bicalho e Henrique Rodavalho.
Possui uma linha de pesquisa própria e tem grande apreço por temas do cotidiano, como as relações humanas.
2. Peeping Tom Dance Cie
Esse é um grupo de dança da Bélgica, surgido em 2000, que prioriza a delicadeza e o cenário. Seus espetáculos normalmente apresentam narrativas fortes e trazem a dança de forma menos explícita.
Abaixo, trecho da apresentação 32 rue Vandenbranden, exibida no Brasil em 2013.
3. Grupo Corpo
O Grupo Corpo possui uma trajetória consolidada no cenário da dança contemporânea brasileira. Criada em 1975 em Minas Gerais, a companhia tem um processo criativo bastante interligado com a música.
Normalmente, a trilha sonora é escolhida como um ponto de partida para a que a coreografia seja criada. A preferência é pela música popular brasileira (MPB).
4. Shen Wei Dance Arts
O grupo foi idealizado pelo chinês Shen Wei, que vive e trabalha em Nova York. O trabalho que ele apresenta faz um paralelo entre a arte ocidental e oriental. Traz ainda muitos elementos das artes visuais, cinema, teatro, além de outras mídias.
Você também pode se interessar: