De desconhecido a cultuado: descubra esse filme de suspense psicológico que se tornou um clássico (e está na Amazon Prime)

Laura Aidar
Laura Aidar
Tempo de leitura: 3 min.

Todo amante de filmes de ficção científica e suspenses psicológicos certamente conhece ou já assistiu ao clássico Donnie Darko. Mas você sabia que quando estreou, o filme foi um desastre de bilheteria?

Dirigido e roteirizado por Richard Kelly, o longa hoje é famoso, mas na época de sua estreia, em 2001, não teve tanto reconhecimento.

Com o tempo, porém, e principalmente após o lançamento em DVD, a produção recebeu o devido valor, se tornando um clássico do cinema e sendo cultuado por uma legião de fãs.

Você pode conferir esse filme icônico na plataforma de streaming da Amazon Prime Video.

Qual a história de Donnie Darko?

A história de passa no final dos anos 80 e acompanha Donnie, um jovem problemático vivido pelo ator estadunidense Jake Gyllenhaal.

Donnie é um adolescente perturbado que sofre com sonambulismo, sendo diagnosticado com distúrbios psiquiátricos. Um dia ele tem uma visão que muda sua vida de uma hora para outra. Em um episódio delirante, ele conhece Frank, uma pessoa fantasiada de coelho que lhe avisa que o fim do mundo está próximo e acabará em 28 dias.

A partir de então, Donnie passa a agir de maneira cada vez mais confusa, seguindo as orientações e influência de seu novo "amigo". Ele também começa a ter experiência de viagens no tempo e distorções da realidade.

Vale a pena assistir?

Com certeza esse é um filme que vale a pena assistir. A trama apresenta muitos assuntos relevantes, como a saúde mental, a passagem do tempo, as escolhas, livre arbítrio e destino. Se você procura por histórias complexas e envolventes que te fazem pensar e desafiam a realidade, essa é uma ótima pedida.

Aclamada tanto pelo público quanto pela crítica, a produção recebeu nota 8.0 no IMDB e tem 80% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Além disso, a trilha sonora inesquecível é um elemento à parte que contribui para o sucesso do filme. Contém músicas de Echo & the Bunnymen, Tears for Fears e uma versão de Mad World que se tornou icônica.

Curiosidades sobre o filme

O lançamento do filme foi em setembro de 2001, pouco depois do ataque de 11 de setembro e da queda das torres gêmeas. Por conter uma cena que mostra o motor de um avião caindo, talvez não tenha sido bem recebido nos cinemas.

A atriz Drew Barrymore teve um papel importante no longa. Ela interpreta a professora Karen Pomeroy, mas além de atuar, foi também uma das produtoras executivas, contribuindo para o financiamento e distribuição da obra.

Três anos após o lançamento, o filme recebeu outra versão do diretor. Foram incluídos mais 20 minutos na trama, o que ajudou a contextualizar melhor diversos aspectos da narrativa, como as viagens no tempo e a ideia de destino.

Quando gravou o longa, o protagonista Jake Gyllenhaal tinha apenas 20 anos e teve uma atuação memorável. Jake se destacou com esse trabalho, que o ajudou a consolidar sua carreira am Hollywood e conseguir outros papéis importantes.

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.