17 desenhos antigos que se tornaram clássicos
Os desenhos animados fazem parte da infância de muita gente e lembrar deles nos traz uma nostalgia gostosa.
Por isso, selecionamos alguns clássicos da animação infantil dos anos 80, 90 e 2000 para você recordar seus tempos de criança!
1. Bob Esponja
Lançada em 1999, a série de animação norte-americana fez enorme sucesso no Brasil nos anos 2000.
O idealizador de Bob Esponja é Stephen Hillenburg, que além de animador é biólogo marinho, o que explica suas inspirações para essa história inusitada que se passa no fundo do mar.
Com um humor ácido e bobo, o desenho conquistou muitos fãs, que podiam assistir às aventuras dos moradores da Fenda do Biquíni na Nickelodeon e na Globo.
2. 3 espiãs demais
3 Espiãs Demais é uma série de animação francesa criada por David Michel e Vincent Chalvon-Demersay. O desenho mostra as adolescentes Alex, Clover e Sam que trabalham como espiãs internacionais para combater vilões e ameaças globais.
Precisando dividir o tempo entre as aventuras da adolescência com os perigos da espionagens, as garotas mostram habilidades especiais e empoderamento feminino.
Lançada no começo dos anos 2000, a animação era transmitida pela Globo, no programa TV Globinho e no canal Fox Kids.
3. O fantástico mundo de Bob
As crianças da década de 90 se divertiram muito com as aventuras de Bobby, um garotinho de quatro anos com uma imaginação fértil e criativa.
O desenho é uma criação do estadunidense Howie Mandel, o responsável por dar voz a Bobby. Fez muito sucesso no Brasil, sendo exibido no SBT entre 1993 e 2002.
4. Doug
Exibida no Brasil entre 1991 e 1999 na TV Cultura e no SBT, a história mostrava a vida de Doug Funnie, seus conflitos e relacionamentos durante a pré-adolescência.
Temas como autoestima, bulling, amizade e crescimento eram exibidos de forma encantadora e engraçada, cativando milhares de crianças e adolescentes brasileiros na década de 90.
5. Capitão Planeta
"Terra! Fogo! Vento! Água! Coração! Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!". Era dessa forma que o famoso super-herói dos anos 90 aparecia para salvar o mundo.
Exibido pela Globo, o desenho passava uma mensagem importante sobre a conscientização ambiental. Eram exibidos cinco jovens, cada um com um poder especial relacionado aos elementos naturais.
Quando se uniam, eles conseguiam convocar o Capitão Planeta, que enfrentava grandes desafios para proteger a natureza.
6. Caverna do Dragão
Um dos desenhos antigos que se tornaram clássicos no Brasil foi Caverna do Dragão, que recebeu o nome originalmente de Dungens & Dragons.
Essa é uma produção norte-americana inspirada em um jogo de RPG de tabuleiro. Aqui estreou no Xou da Xuxa, na Globo, em 1986, sendo transmitida em outros programas até 2001.
A história mostra seis jovens que, de repente, vão parar em um universo paralelo, onde enfrentam muitos perigos e precisam lidar com Vingador. Como conselheiro, os jovens contam com Mestre dos Magos, um senhor misterioso e gentil.
7. Cavalo de fogo
As aventuras da menina Sara divertiram muita gente que foi criança nos anos 90 e 2000. É uma produção estadunidense cheia de aventura e fantasia.
Sara é uma princesa que quando bebê foi salva das maldades da bruxa Diabolyn, sendo levada para outro mundo por Cavalo de Fogo, um equino falante e encantado. Assim, a garota foi criada por um homem chamado John Cavanaugh.
Aos 13 anos, a menina descobre sua verdadeira origem e então passa a visitar o outro mundo de tempos em tempos, vivendo emocionantes desafios.
8. Futurama
Desenvolvido por Matt Groening, o mesmo criador de Os Simpsons, Futurama é um desenho que combina ficção científica e humor de uma maneira genial.
Aqui acompanhamos Fry, um rapaz congelado no tempo que vai para o século 31 e lá consegue emprego como entregador interplanetário. Ele faz amizade com seres extraordinários como uma ciclope e um robô.
O desenho foi ao ar no canal pago Fox entre 1999 e 2003. Hoje pode ser visto no Star Plus.
9. Os sete monstrinhos
Os sete monstrinhos é uma produção canadense exibida pela TV Cultura entre 2004 e 2015. O desenho mostra uma família com sete irmãos, cada um deles um monstrinho diferente. A mãe é uma senhora idosa e juntos eles vivem em harmonia.
Cada irmão tem uma habilidade especial e assim eles se ajudam enquanto vivem os conflitos comuns da infância.
10. Charlie e Lola
A adorável e curiosa Lola encantou as crianças que assistiam TV Cultura nos anos 2000. Sempre muito inventiva, ela e seu irmão Charlie protagonizavam histórias cheias de bom humor, tanto que conquistaram também os adultos.
Essa é uma criação francesa inspirada em um livro infantil que traz uma estética inovadora para a época, com colagens e texturas coloridas e criativas.
11. As meninas superpoderosas
Idealizada por Craig McCracken, esse desenho acompanha Florzinha, Lindinha e Docinho, três meninas criadas por acaso em um experimento que misturou açúcar, tempero e um ingrediente extra, o "Elemento X".
As garotas possuem poderes únicos, como o dom de voar, ter uma força sobre-humana e habilidades telepáticas. Assim, elas protegem a cidade de Townsville de grandes vilões. Mas enquanto isso também precisam lidar com os desafios comuns da infância e adolescência.
A animação foi transmitida no SBT no programa Bom dia & Cia em 2005.
12. Punky, a levada da breca
Esse é um desenho estadunidense produzido como continuação do seriado de televisão de mesmo nome. Punky é uma garota órfã muito esperta que é adotada por um homem de meia idade gentil e amoroso.
No desenho, a menina conta com a amizade de Glomer, uma criatura mágica, mistura de duende com urso, que veio de um lugar no fim do arco-íris.
O desenho foi produzido entre 1985 e 86, mas passava no SBT durante toda a década de 90.
13. Pokemon
Pokemon começou como um jogo de videogame e logo se expandiu para outras mídias. O desenho japonês foi criado em 1997 e chegou ao Brasil dois anos depois, sendo exibido na Rede Globo durante os anos 2000.
A história mostra o garoto Ash Ketchum que vive capturando e treinando pokemons em busca de se tornar um Mestre Pokemon. O mais famoso dos bichinhos é o Pikachu, que se torna amigo e aliado do menino.
14. She-Ra: A Princesa do Poder
Nesse desenho clássico acompanhamos a princesa Adora como a super-heroína She-Ra em sua luta contra o mal. A animação surgiu após o sucesso de He-Man, fazendo um contraponto e mostrando uma mulher como guerreira.
O desenho fez enorme sucesso no Brasil, sendo exibido na Globo durante os anos 80 e 90.
15. Muppets Babies
Exibido pelo SBT entre 1987 e 1997, Muppets Babies mostra as personagens bebês vivendo em um berçário e sendo criados por uma babá que nunca aparecia. Cada um dos bebês é um animal ou criatura diferente, como o sapo Caco, a porquinha Piggy e outros.
O desenho mostrava a imaginação fértil e criativa dos amigos, que se aventuravam por mundos inventivos e perigosos.
16. Ursinhos carinhosos
Mensagens de carinho e gentileza foram transmitidas pelos Ursinhos Carinhosos para meninos e meninas que viveram nos anos 80 e 90.
O desenho passava na Globo e fez sucesso, tanto que os ursinhos se transformaram em brinquedos, estampas de roupas e outros itens.
Em 2012 foi criada outra versão do desenho, chamada Ursinhos carinhosos e seus primos, também transmitida na televisão aberta brasileira.
17. Os smurfs
Os smurfs é uma animação do cartunista blega Peyo. Foi ao ar nos anos 80 e 90 no Brasil, sendo exibida tanto na Globo quanto no SBT.
Mostra a vida dos smurfs, pequenas criaturas azuis que vivem na floresta. Cada um deles tem uma personalidade diferente e o maior vilão da trama é Gargamel junto com seu gato Cruel.
A série ficou conhecida por passar mensagens sobre amizade e colaboração sempre com bom humor.
Você também pode se interessar: