Durante a Tormenta: explicação do filme
Durante a Tormenta é um filme de suspense e viagem no tempo do espanhol Oriol Paulo.
Lançado em 2018, o longa-metragem exibe uma trama recortada em três linhas temporais e está disponível na Netflix.
A história conta sobre Vera Roy, uma enfermeira que acaba de se mudar com o marido e a filha. Na nova casa, encontra uma televisão antiga e fitas cassetes que pertenceram a Nico, um menino que morou no lugar há 25 anos.
Curiosa, Vera resolve assistir às gravações e, por conta de uma falha no espaço-tempo, consegue se comunicar com o garoto, fato que mudará o curso dos acontecimentos na vida de todos os personagens.
(Atenção! A partir de agora o artigo contém spoilers!)
As linhas temporais explicadas
O filme apresenta um conceito já bastante explorado no cinema, o chamado Efeito Borboleta, que faz parte da Teoria do Caos e é estudado desde 1963 por matemáticos e físicos.
Segundo a teoria, cada acontecimento interfere na trajetória dos eventos posteriores, até mesmo o simples bater de asas de uma borboleta.
Dessa forma, quando Vera Roy conversa com Nico pela TV e impede sua morte, outras realidades são criadas, originando linhas do tempo com histórias paralelas.
Primeira linha do tempo
Na linha do tempo “original”, apresentada no início do filme, não há a interferência de Vera.
Nela conhecemos Nico, um garoto que vive em 1989 e gosta de gravar a si mesmo tocando guitarra, pois tem o sonho de um dia ser um astro da música.
Um dia, após uma dessas gravações, o menino percebe que algo estranho está acontecendo na casa ao lado. Por isso, decide ir até lá e se depara com a vizinha assassinada e seu marido com uma faca na mão.
Assustado, o garoto sai correndo da casa e morre atropelado. O vizinho, pego em flagrante, é preso.
Depois de 25 anos, Vera Roy é, nessa realidade, uma enfermeira casada com David Ortiz, um executivo. O casal tem uma filha pequena chamada Gloria.
Quando se mudam de casa, Vera e David encontram um televisor antigo, uma câmera e fitas cassetes. O casal decide ligar o aparelho e vê a imagem de Nico.
Eles ficam sabendo através do vizinho sobre a morte do garoto em 1989. Interessada em mais informações, Vera também pesquisa na internet sobre o caso.
É durante uma tempestade, quando um evento extraordinário ocorre no espaço-tempo, que o aparelho de TV se torna um elo entre o passado e o presente, permitindo que Vera avise Nico sobre sua morte e alterando seu terrível destino.
Segunda linha do tempo
O impedimento da morte de Nico abre uma segunda linha temporal. Ao acordar, Vera se depara com uma vida totalmente diferente, na qual sua filha Gloria não existe.
Aqui, Vera é uma neurocirurgiã reconhecida e não está casada com David Ortiz.
Percebendo o que aconteceu, a moça se desespera e tenta a todo custo recuperar sua vida “anterior”.
Ela então conhece o Inspetor Leyra, que mais tarde revela sua identidade verdadeira. Leyra é o próprio Nico Lasarte.
O menino, ao ser avisado pela “mulher do futuro” desenvolveu uma obsessão por ela e passou a procurá-la incansavelmente.
Assim, quando a encontra em uma estação de trem, o rapaz se aproxima, sentando ao seu lado no vagão. O ato impede que Vera conheça seu primeiro namorado, que a apresentaria a David Ortiz, o homem que seria seu futuro marido e pai de sua filha Gloria.
Vera e Nico se apaixonam e se casam. Entretanto, ao acordar na nova vida, a mulher não se lembra de Nico.
Leyra então lhe conta que é seu marido e que não pretende ajudá-la a voltar para a outra linha do tempo, pois isso apagaria a vida deles como um casal. Os dois se beijam e Vera se recorda do amor entre eles.
Mas Vera está determinada a rever sua filha e resolve se jogar do prédio onde estão, obrigando o então marido a tomar uma atitude para reverter sua morte.
Essa é a linha temporal na qual a trama se desenrola efetivamente e onde são revelados também os acontecimentos que ocasionaram a morte de Hilda Weiss, a vizinha de Nico.
Vera também descobre que David Ortiz, agora casado com outra mulher, mantinha um caso com uma colega do hospital.
Assim, o que temos é um filme que mistura suspense, investigação policial, ficção científica e romance.
Terceira linha do tempo: a finalização do enredo
Depois que Vera se matou, Nico vai até o aparelho de televisão antigo e consegue fazer contato com seu “eu do passado”.
Ele diz algo que não é mostrado no enredo, mas que nos leva a entender que o recado foi um alerta para que o garoto não procure pela “mulher do futuro” e siga sua vida.
Assim é feito e uma terceira e última linha do tempo é criada. Nessa nova realidade, Vera acorda e vai até o quarto da filha, certificando-se de sua existência.
Ela também conversa com o marido David e percebe que ele, também nessa linha do tempo, tem um caso extraconjugal.
A protagonista então procura por Nico. Ele não a reconhece, mas Vera diz que os dois já se conhecem, mas que ele apenas não se recorda. A expressão de Nico é de surpresa, mas de ternura, com um leve sorriso, o que sugere que ele se lembrará em breve da “mulher do futuro”.
O filme deixa um espaço para que o espectador construa a continuação da história em sua imaginação, deixando um clima de romance no ar, depois de tanta tensão.
Comentários sobre o filme
Essa é uma produção que vem fazendo sucesso na Netflix. Apresenta um enredo bem trabalhado, que não deixa pontas soltas, como pode ocorrer em ficções científicas de viagem no tempo e em outras dimensões.
O diretor e roteirista espanhol Oriol Paulo é o responsável também por outros filmes de suspense que foram bem recebidos, como Um contratempo e O corpo.
Um ponto positivo é a ótima interpretação de Adriana Ugarte no papel de Vera Roy. A personagem exibe um olhar penetrante e consegue manter o interesse do público do começo ao fim.
Ficha técnica
Título do filme | Durante a Tormenta (Durante la Tormenta, no original) |
---|---|
Ano de lançamento | 2018 |
Direção | Oriol Paulo |
Roteiro | Oriol Paulo e Lara Sendin |
País | Espanha |
Duração | 128 minutos |
Gênero | Ficção científica, suspense policial e romance |
Elenco e personagens |
Adriana Ugarte (Vera Roy) |
Onde assistir | Netflix |
Nota do IMDB | 7,4 |
Você também pode se interessar: