Efeito Borboleta: resumo e explicação do filme que vai te fazer pensar
Efeito Borboleta (2004) é filme de drama e ficção científica, com roteiro e direção de Eric Bress e J. Mackye Gruber. Disponível nas plataformas Disney+ e Prime Video, o longa-metragem continua despertando emoções e reflexões no público.
O enredo conta a história de Evan, uma criança que passou por eventos traumáticos e começou a perder a consciência em vários momentos da sua vida. Para tentar recuperar essas memórias, ele começa a escrever um diário.
Porém, anos mais tarde, quando resolve lê-lo, o jovem descobre que tem um grande e perigoso poder: ele consegue voltar no tempo e mudar o que aconteceu.
O filme acabou virando um clássico cult que surpreendeu os espectadores e gerou vários debates. Mais tarde, ganhou duas sequências que não conquistaram o público da mesma forma: Efeito Borboleta 2 (2006) e Efeito Borboleta: Revelação (2009).
Elenco e personagens principais
-
Ashton Kutcher - Evan Treborn, o protagonista da história;
-
Melora Walters - Andrea Treborn, a mãe de Evan;
-
Callum Keith Rennie - Jason Treborn, o pai de Evan;
-
Amy Smart - Kayleigh Miller, vizinha e amiga do protagonista;
-
William Lee Scott - Tommy Miller, irmão de Kayleigh;
-
Elden Henson - Lenny Kagan, vizinho e amigo de Evan.
Resumo do filme Efeito Borboleta
Evan, desde criança, sofre apagões em que perde a consciência e não lembra de nada. Após uma visita ao médico, ele começa a escrever um diário para tentar recuperar essas memórias. O médico sugere que ele visite seu pai, Jason, que está internado em um hospital psiquiátrico. Durante a visita, Jason ataca Evan e acaba morrendo acidentalmente.
Ele passa por diversos traumas, incluindo abuso por parte do pai de seus vizinhos, Kayleigh e Tommy, e uma explosão causada por uma brincadeira do seu grupo, que mata uma pessoa e deixa Lenny, um dos seus amigos, em estado catatônico. Sua mãe decide que vão deixar a cidade e ele promete à amiga que vai regressar para buscá-la.
Já na universidade, descobre que pode voltar no tempo lendo seu diário, assim como seu pai acreditava poder fazer. Assim, decide que vai regressar às suas memórias e proteger aqueles que o rodeiam, mas a situação só piora.
A cada tentativa de mudar o passado, Evan cria novas realidades, mas todas trazem consequências desastrosas: Kayleigh se suicida, Tommy morre, Lenny enlouquece, sua mãe adoece gravemente, ele perde os dois braços...
Desesperado, Evan decide voltar ao momento de seu nascimento e enrolar o cordão umbilical em volta do seu pescoço. Isso resulta em uma realidade onde todos vivem felizes e sem traumas.
Final de Efeito Borboleta explicado
Parte da teoria do caos, o efeito borboleta defende que pequenas mudanças nas condições iniciais podem conduzir a resultados imprevisíveis e extremos. Metaforicamente, algo tão simples como o bater das asas de uma borboleta em um lugar pode causar uma série de eventos que desencadeiam um furacão do outro lado do mundo.
É com base nesta teoria criada por Edward Lorenz, simultaneamente curiosa e assustadora, que o enredo do filme se desenrola. Nele, o protagonista acaba virando refém do seu poder, já que piora as coisas a cada tentativa de reescrever o passado.
Assim, aquilo que poderia ser um dom se torna uma condenação. Ao juntarmos os indícios espalhados pelo filme, percebemos que o seu pai sofria do mesmo mal e usava um álbum de fotos para viajar no tempo.
O encontro dos dois é uma das cenas-chave para compreendermos o filme. Jason, que está internado, tenta alertá-lo que não é possível mudar o passado sem sofrer as consequências. Quando ataca o filho, ele repete que o ama: aquela é sua tentativa de salvá-lo do que está por vir.
No final, Evan tem que fazer uma escolha dolorosa e se afastar daqueles que ama para protegê-los de todo o sofrimento. Na versão original, ele opta por tirar a própria vida enquanto está no útero da mãe e isso gera uma realidade onde os outros são mais felizes.
O desfecho, no entanto, foi considerado confuso e demasiado cruel. Por isso, o diretor criou finais alternativos, para passar nas telas do cinema. Num deles, Evan destrói os seus diários e rejeita Kayleigh. Ela passa a morar com a mãe e, assim, não sofre os abusos do pai. Noutro, eles se encontram anos depois e decidem tomar um café juntos, mas não sabemos o que acontece em seguida.
Marcante e devastador, o filme parece lembrar o público de que nada é perfeito. Sempre existirão problemas, já que isso faz parte da experiência humana. Se voltássemos no tempo para corrigir um, outros apareceriam, inevitavelmente.
Veja também: