9 filmes baseados em fatos reais que ganharam o Oscar (e onde assistir)

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 6 min.

Filmes baseados em fatos reais costumam conquistar não apenas o público, mas também aos membros da Academia do Oscar. Uma prova disso é que cada vez mais o prêmio de Melhor Filme tem sido entregue a longas-metragens baseados em história verdadeiras.

Se você curte essas produções que narram fatos históricos, vai adorar a nossa lista com os melhores filmes baseados na vida real que já ganharam um Oscar. Será que já viu todos?

Oppenheimer (2024)

Direção: Christopher Nolan
Disponível em: Amazon Prime Video e Globoplay

Indicado a 14 categorias em 2024, Oppenheimer levou o prêmio de Melhor Filme. A trama conta a história real do físico responsável pela criação da bomba atômica e seus dilemas morais. São três horas de uma narrativa envolvente, cheia de suspense e drama.

Green Book: O Guia (2018)

Direção: Peter Farrelly
Disponível em: Amazon Prime Video

O filme mostra a relação entre o pianista afro-americano, Dr. Don Shirley, e seu motorista, o ítalo-americano Tony "Lip" Vallelonga. O emocionante longa-metragem venceu o Oscar de 2019 e é inspirado nas vivências de Vallelonga

Green Book dá visibilidade para temas raciais e resgata a memória do talentoso músico Don Shirley. A história se passa nos anos 60, quando a segregação e racismo eram evidentes no país, que os dois se aproximaram e construíram uma improvável amizade.

A Grande Aposta (2015)

Direção: Adam McKay

A Grande Aposta traz como tema central a crise financeira ocorrida nos EUA entre 2007 e 2008. O filme acompanha um grupo de investidores estrategistas que se beneficiam de uma iminente crise imobiliária.

A história aponta uma percepção crítica sobre a ganância e corrupção no sistema financeiro global.

O Discurso do Rei (2010)

Direção: Tom Hooper

A trama é baseada na vida do Rei George VI, que tinha um problema na fala desde a infância, a gagueira. Como integrante da realeza e futuro rei, ele luta contra isso enquanto precisa assumir o trono da Grã-Bretanha em um momento importante, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Mesmo procurando os melhores médicos, o nobre não consegue deixar de gaguejar. Até que busca ajuda de Lionel Logue, um terapeuta que se torna essencial para superar seus desafios. O filme foi indicado a 12 categorias do Oscar, vencendo como melhor filme, direção, roteiro e ator.

12 Anos de Escravidão (2013)

Direção: Steve McQueen
Disponível em: Amazon Prime Video

Baseado no relato verídico de Solomon Northup, esse drama conta sua história de submissão como escravizado no sul dos EUA. a superação em meio a tantos desafios e injustiças.

Solomon era um homem livre vivendo em Nova York, quando foi sequestrado e vendido para trabalhar forçadamente em plantações no sul do país no século XIX. O filme denuncia as atrocidades e desumanização impostas ao povo negro, enquanto Solomon e seus iguais lutam pela liberdade e dignidade.

Vencedor do Oscar de 2014, recebeu 12 indicações, sendo aclamado pela crítica e público.

Argo (2012)

Direção: Ben Affleck
Disponível em: Amazon Prime Video

Nesse suspense político acompanhamos o resgate de seis diplomatas norte-americanos em meio à crise dos reféns no Irã, em 1979. O plano é criar uma produção de um suposto filme de ficção científica, onde os reféns seriam integrantes da equipe de filmagem.

Com a ajuda de Hollywood que a CIA tenta convencer as autoridades iranianas a liberarem os diplomatas. O filme ganhou três Oscar nas categorias melhor filme, melhor edição e melhor roteiro adaptado.

O Paciente Inglês (1996)

enfermeira olha para homem deitado em uma cama

Direção: Anthony Minghella
Disponível em: Netflix

Nesse filme épico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o protagonista é um homem gravemente ferido que fica conhecido como “o paciente inglês”. Ele é encontrado e cuidado por uma enfermeira em uma vila italiana.

A relação entre os dois se fortalece, se transformando em amizade. O homem se sente livre para compartilhar acontecimentos polêmicos de sua vida, como a sua paixão pela esposa de seu amigo.

O filme é baseado no romance homônimo de Michael Ondaatje, publicado em 1992. e mistura ficção com fatos que realmente aconteceram. Sucesso nos anos 90, a produção levou para casa 9 estatuetas do Oscar, incluindo de melhor filme.

Coração Valente (1995)

homens com roupas e equipamentos de guerra gritam

Direção: Mel Gibson

Vencedor do Oscar de 1996, Coração Valente é baseado na história de William Wallace, um líder escocês que lutou contra a Inglaterra na Primeira Guerra de Independência da Escócia, no final do século XIII.

Aqui vemos Mel Gibson no papel principal e na direção do longa. O filme retrata as batalhas e também valores como coragem, lealdade e sacrifício. Ganhou, além do Oscar de melhor filme, o de melhor direção, fotografia, edição e som e maquiagem.

A Lista de Schindler (1993)

Direção: Steven Spielberg
Disponível em: Netflix e Globo Play

A história do empresário alemão Oskar Schindler e de sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial é contada nesse filme dirigido por Steven Spielberg. A trama conta como o empresário salvou mais de mil judeus ao colocá-los para trabalhar em sua fábrica.

Contraditório e oportunista em um primeiro momento, o homem acaba acompanhando as barbaridades que acontecem com o povo judeu e se coloca à disposição para ajudá-los. O longa foi o grande vencedor do Oscar de 1994, levando sete prêmios, entre eles o de melhor filme e melhor direção.

Titanic (1997)

Direção: James Cameron
Disponível em: Disney+

A tragédia no mar mais conhecida de todos os tempos ocorreu com o RMS Titanic, um navio considerado extremamente seguro e à prova de acidentes. Mas em 15 de abril de em 1912, a embarcação naufragou, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.

O diretor canadense James Cameron aproveitou a história verídica para contar sobre um amor ficcional que encantou e comoveu o mundo nos anos 90. Jack, um rapaz pobre, e Rose, uma jovem da elite, se apaixonam durante a viagem e vivem um lindo e triste romance.

O filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema e ganhou 11 categorias do Oscar.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.