10 filmes clássicos inesquecíveis para ver na Netflix
Filmes clássicos são aqueles que entram para a história do cinema, se tornando inesquecíveis e atemporais por várias gerações.
Seja por suas histórias inovadoras ou pela influência que exercem na cultura, essas são produções que geralmente atingiram grande sucesso de bilheteria e permanecem relevantes até os dias atuais.
Assim, selecionamos alguns filmes clássicos memoráveis para você assistir na Netflix.
1. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
Um dos filmes mais aclamados da década de 90 sem dúvidas é Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. Com uma legião de fãs, além clássico, esse é um filme cult e atemporal.
A trama intercala histórias de vários personagens, com destaque para Vincent Vega e Jules Winnfield, dois assassinos profissionais, além do boxeador Butch Coolidge.
O filme foi inovador para a época, trazendo uma narrativa não-linear e explorando temas como violência e redenção.
2. A história oficial (1985)
Uma das poucas produções latino-americanas a receber um Oscar é o filme argentino A história Oficial.
Dirigido por Luis Puenzo, se passa na época da ditadura militar argentina e conta sobre Alicia, uma professora de classe média que adota uma criança.
Apenas depois que uma amiga retorna do exílio é que Alicia se dá conta das atrocidades cometidas pelo governo e de que sua filha pode ter sido arrancada dos pais, mortos pelo regime.
O filme teve ótima repercussão, concorrendo e vencendo prêmios em vários festivais. Além disso, se constitui um importante meio de denúncia e questionamento sobre as ditaduras que ocorreram em toda a América Latina.
3. O poderoso chefão (1972)
Nesse que é um dos maiores clássicos do cinema, vemos uma história sobre poder, violência, dramas familiares, lealdade, traição e moralidade.
Com direção de Francis Ford Copolla, o filme é imperdível para todos os amantes do cinema.
4. Conta Comigo (1986)
Um clássico da sessão da tarde na Globo, Conta comigo é um filme de 1986 dirigido por Rob Reiner. A trama gira em torno de quatro amigos adolescentes que embarcam em uma jornada na floresta em busca do corpo de um garoto desaparecido.
O filme é inspirado em um conto de Stephen King e se tornou um grande sucesso, indicado ao Oscar de melhor roteiro no ano seguinte.
5. O serviço de entregas da Kiki (1989)
Essa encantadora animação japonesa de Hayao Miyazaki conta a história de Kiki, uma bruxinha adolescente que sai de casa para uma jornada de autodescoberta e desenvolvimento de seus feitiços.
Kiki se instala em uma cidade do litoral, onde abre um serviço de entregas em sua vassoura mágica para pessoas comuns. Em meio a desafios pessoais e profissionais, ela descobre suas potencialidades, aprende a lidar com a solidão e relacionamentos.
Produzida pelo renomado estúdio de animação japonês Studio Ghibli, o longa foi inspirado no romance Majo no Takkyūbin (1985) de Eiko Kadono.
6. Meu primeiro amor (1991)
O inesquecível Meu primeiro amor (My gilr, originalmente) é um daqueles filmes nostálgicos que permanecem na lembrança de quem viveu a década de 90.
Estrelado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, tem direção de Howard Zieff.
A trama se passa nos anos 70 e nela acompanhamos a garota Vada entrando na adolescência em meio a conflitos e desafios.
Seu único amigo é Thomas J, um garoto desajeitado e solitário, com quem vive o primeiro amor.
O filme teve boa repercussão, ganhando uma sequência três anos depois de seu lançamento.
7. Sete anos no Tibet (1997)
Com Brad Pitt no papel principal, esse é um filme baseado em uma história real dirigido por Jean-Jacques Annaud e lançado em 1997.
O drama inclui aventura e dados históricos e narra a trajetória do montanhista Heirich Harrer durante a tentativa de escalar o Nanga Parbat, um dos mais altos picos do mundo, localizado no Himalaia, na região do Paquistão.
A empreitada fracassou e, por conta de conflitos entre países, ele se tornou um prisioneiro de guerra. Mas Heinrch conseguiu se refugiar no Tibet, onde teve sua vida transformada radicalmente.
A produção foi bem recebida pelo público e crítica, sendo lembrada como uma bela história de superação e aprendizado.
8. Meu amigo Totoro (1988)
Icônica animação japonesa, Meu amigo Totoro, é uma linda produção assinada por Hayao Miyazaki para a Studio Ghibli.
A narrativa é repleta de cenas fantásticas e emocionantes que mostram as irmãs Satsuki e Mei convivendo com espíritos da floresta.
O clássico japonês é uma referência para a cultura pop oriental e também fez sucesso no Ocidente, angariando muitos fãs.
9. Jurassic Park (1993)
Sucesso de público e crítica nos anos 90, Jurassic Park foi dirigido por Steven Spielberg e surpreendeu pelos efeitos especiais, recebendo 3 estatuetas do Oscar em 1994.
A ficção científica conta sobre um parque temático onde vivem dinossauros criados em laboratório a partir de material genético preservado.
Quando um grupo de visitantes faz um passeio nessa espécie de safari pré-histórico, eles não desconfiam o pesadelo que estavam prestes a vivenciar.
10. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)
O cineasta Pedro Almodóvar é um dos maiores ícones do cinema espanhol. Com suas comédias cheias de drama e exageros, ele se consagrou como um grande nome, principalmente nos anos 80.
Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos é inspirado na peça teatral A voz Humana, de Jean Cocteau, de 1930. Conta sobre uma mulher que faz o possível para continuar se relacionando com um homem casado. Enquanto isso, outras mulheres também surgem na trama com seus dilemas.
Bem recebido pelo público e crítica, foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, além de ter sido premiado em outros festivais importantes.
Talvez você também se interesse: