9 melhores filmes cult para ver na Netflix (em 2025)

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 5 min.

Filmes cult, ou filmes de culto, são obras do cinema que ganharam popularidade e fãs fervorosos. Alguns continuam sendo adorados pelo público e elogiados pela crítica, mesmo décadas depois do seu lançamento.

Certas definições do termo se aplicam apenas a obras do cinema independente ou underground. Neste conteúdo abraçamos uma concepção mais geral: selecionamos algumas dicas de filmes que estão disponíveis no catálogo da Netflix e têm conquistado legiões de espectadores.

1. Pulp Fiction (1994)

Cena de Pulp Fiction

Um dos filmes mais aclamados de Quentin Tarantino é Pulp Fiction, lançado em 1994.

A trama eletrizante e inteligente marcou os anos 90 ao apresentar os matadores de aluguel Vincent Vega e Jules Winnfield, que trabalham para um poderoso gângster. Além deles, acompanhamos o lutador Butch Coolidge em apuros após ganhar uma luta.

A narrativa que foge da linearidade, os diálogos rápidos e os personagens emblemáticos fizeram com que o longa se tornasse um clássico do cinema cult.

2. Terra Estrangeira (1995)

Cena do filme Terra Estrangeira.

Esse é um filme brasileiro do cineasta aclamado Walter Salles. Lançado em 1995, se tornou um marco para os amantes do cinema nacional.

Com estética em preto e branco, apresenta a história de Paco, um jovem que sai de São Paulo e vai para Portugal em busca de melhores condições de vida. Lá ele conhece Alex (Fernanda Torres), uma mulher cheia de questões existenciais. Juntos, eles vivem desafios e aventuras em uma terra desconhecida.

3. Cidade de Deus (2002)

Cena do filme Cidade de Deus

No cinema nacional temos como um ótimo representante do cinema cult o longa Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund.

O filme se baseia no livro homônimo de Paulo Lins e se passa na Cidade de Deus, favela no Rio de Janeiro. Aqui acompanhamos as trajetórias de dois amigos de infância, Dadinho e Buscapé, que seguem caminhos totalmente opostos na vida.

4. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

mulheres-a-beira-de-um-ataque-de-nervos-almodovar

Esse é um dos grandes filmes do renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Lançado em 1988, mostra a vida confusa de quatro mulheres que passam por situações complicadas.

Se passa em Madri e é uma adaptação da peça teatral A voz humana, de Jean Cocteou, escrita em 1930.

Misturando drama e comédia, como é próprio de Almodóvar, o filme exibe ainda uma fotografia, cenários e figurinos que contribuem para dar o tom irreverente e, ao mesmo tempo, surreal.

5. Django Livre (2012)

Cena de Django Livre.

Com direção de Quentin Tarantino, Django Livre é um filme de vingança que apresenta Django, um escravizado liberto que se une a Dr. King Schultz, um caçador de recompensas alemão.

Juntos, eles elaboram um plano para vingar o passado de Django e encontrar Broomhilda, sua esposa de que foi comprada por outro proprietário.

O filme foi um sucesso e ganhou dois troféus na cerimônia do Oscar no ano seguinte ao seu lançamento.

6. Volver (2006)

cena do filme Volver

Outro filme de Almodóvar que está na Netflix é Volver. Lançado em 2006, esse é um drama bem-humorado que mostra a vida de Raimunda (Penélope Cruz), sua irmã, sua filha e sua mãe.

Raimunda é uma mulher trabalhadora que se vê em uma situação difícil após encontrar o marido morto em sua cozinha. Enquanto isso, a irmã Sole viaja para o interior para o enterro da tia e descobre um grande segredo.

Esse é um dos filmes mais aclamados do cineasta, que está em sua melhor fase e recebeu inúmeros prêmios pela produção.

7. Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro (1988)

Um filme animado japonês de Hayao Miyazaki, considerado um mestre do gênero, Meu Amigo Totoro é simplesmente imperdível. A história de fantasia, passada no Japão do pós-guerra, segue os passos de duas irmãs, Mei e Satsuki.

As garotas (de 4 e 11 anos) se mudam com o pai para uma vila rural, onde conhecem os espíritos da floresta que vivem por lá. Entre eles se destaca a figura de Totoro, uma criatura semelhante a um coelho cinzento que se desloca em um ônibus-gato chamado Nekobasu.

Esse universo estranho e mágico conquistou um espaço definitivo no coração de fãs do mundo inteiro, que se tornaram verdadeiros seguidores do Studio Ghibli, que produziu o longa.

8. A viagem de Chihiro (2001)

Cena de A viagem de Chihiro

Esse também é um filme de grande sucesso de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli.

Lançada em 2001, a animação conta a história de uma garota de 10 anos que, em viagem com os pais, acaba adentrando um mundo fantástico e perigoso, onde os seres humanos não são bem vindos.

Esse foi o primeiro anime de longa-metragem premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Ganhou também o Oscar, BAFTA e outros prêmios importantes.

Uma obra primorosa que vale a pena ser vista por todos.

9. Roma (2018)

Roma (2018)

O longa-metragem de drama dirigido por Alfonso Cuarón é um retrato emocionante do México na década de 70, tendo sido parcialmente inspirado nas lembranças do diretor acerca da sua infância no bairro de Roma.

Filmado em preto e branco, exatamente para captar as ideias de passado e memória, o enredo tem lugar na casa de uma família abastada e segue o destino de Cleo, uma empregada que trabalha no local.

Roma impressiona pela beleza das suas imagens, mas também pelo seu valor histórico e por colocar à vista os contrastes sociais gritantes que continuam existindo no México e pelo mundo inteiro.

Conheça também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Carolina Marcello
Edição por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.