4 filmes aclamados de David Lynch que você precisa assistir

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 3 min.

David Lynh (1946-2025) foi um cineasta norte-americano renomado e reconhecido mundialmente. Ícone do cinema surrealista, suas obras se tornaram clássicos recheados de um humor único e atmosfera sombria.

Para exaltar esse grande nome do cinema, selecionamos 4 filmes aclamados que merecem ser vistos ou revistos por todos os fãs da sétima arte. Confira!

O Homem Elefante (1980)

Cena do filme O homem elefante.

Nota no IMDB: 8.2
Disponível em: YouTube Filmes

Lançado em 1980, o filme conta a comovente história real de Joseph Merrick, um homem que nasceu com uma deformidade grave que toma seu corpo quase por completo. Vivendo no final do século XIX na Era Vitoriana, John, como é chamado no filme, é resgatado de um circo, onde se apresenta como uma atração bizarra. Quem o liberta um jovem médico, que passa a exibir ao mundo a sensibilidade e humanidade de Joseph.

A produção foi bastante elogiada na época de seu lançamento, sendo indicada a oito categorias no Oscar, além do Globo de Ouro. Ganhou o prêmio BAFTA de melhor filme e melhor diretor.

Uma História Real (1999)

Cena do filme Uma história real.

Nota no Rotten Tomatoes: 95% de aprovação

Uma história real (The Straight Story, originalmente) é um filme menos conhecido de David Lynch, mas que merece a atenção de qualquer fã de cinema. A trama conta eventos reais e acompanha Alvin Straight, um sujeito de idade avançada e saúde frágil. Ele decide viajar mais de 200 quilômetros em seu cortador de grama para visitar seu irmão doente, com quem teve um desentendimento no passado.

Aqui David Lynch é muito bem-sucedido ao trazer uma história de determinação, reconciliação e perdão com um olhar poético e direto.

Cidade dos Sonhos (2001)

Cena do filme Cidade dos Sonhos.

Nota no IMDB: 7.9
Disponível em: Apple TV

Um dos trabalhos de maior sucesso de David Lynch é Cidade dos Sonhos. O filme se tornou um clássico cult dos anos 2000 . Conta a história fantasiosa e surreal de uma mulher que após sofrer um acidente de carro e perder a memória, se refugia na casa de uma aspirante a atriz.

Juntas, elas mergulham em uma realidade paralela, tentando descobrir os segredos sobre o passado e identidade da mulher enquanto descobrem segredos obscuros de Hollywood.

A produção foi bastante elogiada e recebeu muitos prêmios, entre eleso BAFTA e o prêmio no Festival de Cannes, além de ser indicada ao Oscar em diversas categorias.

Veludo Azul (1986)

Cena do filme Veludo Azul.

Nota no IMDB: 7.7
Disponível em: Apple TV

A obra-prima Veludo Azul (Blue Velvet, no original) é uma das grandes produções do cineasta. Com atmosfera neo-noir e sombria, a narrativa é repleta de suspense e mistério.

A história segue Jeffrey Beaumont, um homem que descobre uma orelha humana em um campo de sua cidade natal. Curioso, ele decide investigar o caso, o que o leva ao encontro de uma perigosa cantora de boate, se envolvendo em um jogo de poder e perversão.

O filme foi indicado ao Osca na categoria de melhor direção e ao Globo de Ouro, além de outros festivais importantes.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.