10 melhores filmes dos anos 2000 para maratonar hoje mesmo

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Tempo de leitura: 5 min.

Marcantes na cultura e na sociedade, alguns filmes dos anos 2000 já se tornaram verdadeiros clássicos.

Selecionamos, abaixo, 10 títulos icônicos, que estão entre os melhores desta época, para você descobrir ou relembrar com nostalgia.

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Batman interrogando o Coringa.

Disponível em: Max, Prime Video

Considerado um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos, o longa-metragem ajudou a redefinir o gênero, com sua atmosfera sombria e profunda.

Na trama, acompanhamos a ascensão do justiceiro de Gotham e o surgimento de um de seus inimigos mais perigosos e caóticos, o Coringa. Imprevisível e maquiavélico, ele leva o caos por onde passa, obrigando Batman a testar seus próprios limites.

Além de um enorme sucesso nas bilheterias, O Cavaleiro das Trevas ainda é lembrado pela atuação impressionante de Heath Ledger que tornou o Coringa num dos vilões mais amados e temidos que conhecemos.

2. As Panteras (2000)

Três mulheres (uma morena, uma ruiva e uma loira) lutando.

Disponível em: Netflix, Max, Prime Video

Numa combinação explosiva de ação, humor e mulheres poderosas, As Panteras são um marco dos anos 2000. O enredo é uma adaptação de um seriado da década de 70, com três espiãs altamente treinadas que trabalham para uma agência misteriosa.

Enquanto resolvem crimes e param vilões que estão dispostos a destruir o mundo, elas encontram tempo para se divertir e estreitar os laços que as unem.

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Harry, Ron e Hermione.

Disponível em: Max, Prime Video

Não podemos esquecer uma das franquias cinematográficas de maior impacto nas últimas décadas: Harry Potter, é claro! O primeiro filme passado no universo mágico de J.K. Rowling retrata a chegada do protagonista à fantástica escola de Hogwarts, após descobrir que é um feiticeiro.

Por lá, seus poderes começam a se relevar e Harry encontra grandes amizades, mas também faz inimigos que querem destruí-lo a todo o custo.

4. Meninas Malvadas (2004)

Quatro garotas adolescentes vestidas de rosa.

Disponível em: Mercado Play, Paramount+, Prime Video

É impossível pensar nos anos 2000 e não lembrar de Meninas Malvadas. O filme de comédia adolescente é tão famoso que sua estética e seu humor se tornaram referências para as obras do gênero que vieram depois.

Quando Candy começa a frequentar uma nova escola, seu caminho se cruza com o das "Plásticas", um grupo de meninas populares liderado pela terrível Regina George. A sátira retrata as dores e as delícias do ensino médio norte-americano, falando sobre dinâmicas sociais e relações de poder entre jovens mulheres.

5. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Frodo e seus companheiros na montanha.

Disponível em: Max, Prime Video, Apple TV

Adaptando com maestria um dos maiores clássicos da literatura fantástica, o primeiro filme da saga O Senhor dos Anéis venceu 4 Oscars e continua ganhando fãs até hoje.

Frodo Bolseiro, o protagonista, é um simples hobbit que recebe uma missão quase impossível: ele precisa destruir um anel repleto de poderes, antes que caia nas mãos erradas. Reunindo um grupo de velhos e novos amigos, Frodo embarca na aventura, provando que o tamanho de alguém em nada determina a sua coragem.

6. A.I. - Inteligência Artificial (2001)

Garotinho com expressão triste segurando urso de pelúcia.

Disponível em: Mercado Play, Prime Video, Google Play, Apple TV

A obra de ficção científica dirigida por Steven Spielberg traz uma reflexão cada vez mais pertinente: qual é a linha que separa a humanidade e a inteligência artificial?

O enredo se passa num futuro não muito distante e conta a história de um menino androide criado para amar a sua família, agindo como um filho. Após uma série de acontecimentos, ele começa a refletir sobre a sua natureza e embarca numa viagem para se tornar num garoto "real".

7. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Casal deitado numa cama, no meio da praia.

Disponível em: Netfix, Prime Video, Google Play

Misturando romance, drama e ficção científica, o filme traz questões filosóficas profundas sobre as relações humanas e o papel do esquecimento. Os protagonistas são um casal que decide apagar as memórias que têm um do outro após o término do relacionamento.

No entanto, à medida que as memórias vão desaparecendo, eles começam a questionar suas escolhas. Encantador, triste e esperançoso ao mesmo tempo, este é um longa-metragem dos anos 2000 que você não pode perder.

8. Procurando Nemo (2003)

Peixe azul e peixe laranja, nadando no fundo do mar.

Disponível em: Disney+

Inesquecível e absolutamente imperdível, Procurando Nemo veio provar que os filmes de animação não são apenas para o público infantil.

No enredo, um pequeno peixe-palhaço é capturado por mergulhadores e seu pai, com a ajuda de uma amiga chamada Dory, embarca numa jornada para resgatá-lo. Uma história repleta de personagens icônicos, o longa fala sobre o amor profundo entre pais e filhos e a coragem que esse laço desperta em todos nós.

9. O Lado Selvagem (2007)

Homem sentado na frente de um onibus abandonado.

Disponível em: Mercado Play, Prime Video, Google Play

Inspirado na história real de Christopher McCandless, o filme conta a aventura de um homem que abandona a vida em sociedade para viajar sozinho até o Alasca. Sua jornada é trágica, mas também inspiradora, retratando alguém em busca do sentido da sua existência.

Com uma trilha sonora brilhante, criada por Eddie Vedder, do Pearl Jam, e algumas frases que ficaram na memória dos espectadores, este é um dos títulos que você precisa conferir.

10. Encontros e Desencontros (2003)

Mulher de peruca rosa com a cabeça encostada no ombro de um homem.

Disponível em: Prime Video, Google Play

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o drama romântico dirigido por Sofia Coppola traz uma atmosfera de melancolia, refletindo sobre o peso e o papel das conexões humanas.

Bob e Charlotte são dois estranhos solitários que se conhecem em Tóquio. Aos poucos, em meio ao isolamento e aos choques culturais, eles acabam criando uma conexão inesperada.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.