29 filmes baseados em fatos reais que são muito emocionantes

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 20 min.

Filmes baseados em fatos reais costumam trazer grandes ensinamentos e histórias emocionantes.

A arte do cinema por si só já é capaz de sensibilizar o público, mas quando se trata de histórias verídicas, a comoção é ainda maior.

É grande a chance dos espectadores despertarem a curiosidade e empatia pelas personagens, buscando saber ainda mais sobre suas trajetórias de vida.

1. A Sociedade da Neve (2023)

Trailer:

A Sociedade da Neve conta a triste e impressionante história que aconteceu em 1972, quando um avião da Força Aérea Uruguaia levava o time de rugbi para um campeonato no Chile. O avião, que tinha a bordo 45 pessoas, caiu nos Andes, e os 29 passageiros que sobreviveram precisaram lutar com todas as forças para continuar vivos.

O filme é baseado no livro de mesmo nome de Pablo Vierci. Em 1993 também foi feita outra adaptação para o cinema contando o mesmo caso.

Direção: Juan Antonio Bayona
Onde assistir: Netflix.
Nota IMDB: 7;8

2. Oppenheimer (2023)

Trailer:

A história do cientista J. Robert Oppenheimer, o inventor da bomba atômica, é contada nesse longa-metragem de Christopher Nolan. O filme foi inspirado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin.

Aqui acompanhamos a trajetória do físico Robert Oppenheimer durante a Segunda Guerra Mundial e seu envolvimento no Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica, que viria a causar tanta morte e destruição.

Direção: Christopher Nolan
Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video, Claro TV+.
Nota IMDB: 8,6

3. Os Fabelmans (2023)

Trailer:

Os Fabelmans é uma semibiografia comovente de um dos mais aclamados cineastas norte-americanos, Steven Spielberg.

Trazendo também elementos ficcionais, Spielberg nos apresenta parte de sua infância através de Sammy Fabelman, um garoto que vive com a família no Arizona após a Segunda Guerra Mundial.

A trama mostra como se iniciou o interesse do garoto pelo cinema e seus primeiros experimentos com uma câmera na mão.

Direção: Steven Spielberg
Onde assistir: Globoplay, Max.
Nota IMDB: 7,5

4. O Abraço da Serpente (2016)

Trailer:

Essa é uma produção colombiana assinada por Ciro Guerra que foi muito bem recebida pelo público e crítica no ano de seu lançamento, em 2016.

Embora não seja uma história totalmente verídica, traz elementos da biografia do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg, que no filme recebe o nome de Theodor Von Martius.

Na década de 1920 Theodor fez uma expedição pela floresta amazônica, entrando em contato com uma realidade completamente diversa da sua.

Outra figura importante para a construção do personagem foi o biólogo norte-americano Richard Evans Schultes, que também realizou a rota pela floresta com o objetivo de investigar substâncias medicinais e psicodélicas presentes nas plantas da região.

Um filme essencial que traz com seriedade o embate civilizatório entre o homem branco e o indígena.

Direção: Ciro Guerra
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Nota IMDB: 7,8

5. O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Trailer:

O menino que descobriu o vento (The Boy Who Harnessed the Wind, no título original) é o primeiro filme dirigido pelo britânico Chiwetel Ejiofor. Filho de pais nigerianos, o diretor escolheu contar a história real de William Kamkwamba, um nascido no Malauí.

William veio de uma família humilde e em certo momento não tem condições de frequentar a escola. Muito curioso e inteligente, consegue assistir as aulas do professor de ciências e realizar estudos na biblioteca local.

Assim, quando a comunidade em que vivia enfrenta sérios problemas com a seca, o garoto desenvolve uma turbina eólica capaz de recolher água e ajudar o vilarejo.

A recepção do filme foi bastante positiva, pois a história é contada de maneira emocionante e acende uma esperança no público.

Direção: Chiwetel Ejiofor
Onde assistir: Netflix
Rotten Tomatoes: 86%

6. Nise: O Coração da Loucura (2016)

Trailer:

A vida da médica psiquiatra Nise da Silveira é retratada nesse filme sensível de Roberto Berlinder.

Lançada em 2016, a produção contou com a atuação certeira de Glória Pires e apresenta a trajetória de Nise depois que ela sai da prisão e passa a trabalhar no Hospital do Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio de Janeiro.

A médica foi, nos anos 50, uma figura essencial para a transformação no tratamento oferecido aos pacientes com transtornos psiquiátricos, inaugurando uma abordagem mais humana, usando a arte e o afeto como método.

Direção: Roberto Berliner
Nota IMDB: 7,6

7. No Portal da Eternidade (2018)

Trailer:

A vida de um dos mais famosos artistas da história é retratada nesse filme tocante de Julian Schnabel. Lançada em 2018, a narrativa acompanha a trajetória de Vincent van Gogh, exibindo o lado humano e sensível pouco explorado do pintor, que costuma ser retrato quase sempre como um atormentado.

Aqui, a escolha foi por trazer um personagem intensamente comprometido com sua arte, de forma a mostrar a profundidade de sua personalidade, mas sem cair no clichê do "gênio louco", aproximando o público e despertando a empatia pelo artista holandês.

A interpretação incrível de Willem Dafoe é um dos pontos altos, assim como a fotografia e a originalidade na maneira de filmar, que parecem transparecer as emoções do personagem.

Direção: Julian Schnabel
Onde assistir: Apple TV+.
IMDB: 7,0

8. A Voz Suprema do Blues (2020)

Trailer:

Indicado a cinco categorias do Oscar e levando para casa uma estatueta, o filme A voz Suprema do Blues, com direção de George C. Wolfe, foi um belo presente para o cinema em 2020.

A produção traz como figura central Ma Rainey, considerada a "mãe do blues". A cantora viveu na primeira metade do século XX e teve grande contribuição para a música negra norte-americana, sendo uma das primeiras mulheres do blues a gravar um disco.

O filme se baseia na peça homônima de teatro de 1984 de August Wilson.

A narrativa gira em torno de uma tarde de gravação em um importante estúdio de Chicago e exibe as tensões entre músicos, produtores e a estrela da música. Um filme que aborda questões sociais, raciais, oportunismo e vaidades.

Direção: George C. Wolfe
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB: 7,0

9. Na Natureza Selvagem (2008)

Trailer:

Into the wild é o título original desse filme de Sean Penn que conta a história de Christopher McCandless, um jovem norte-americano de classe média que vive um conflito existencial.

Era década de 90 e ele tinha acabado de se formar na universidade quando decide viajar pelo país em busca de liberdade e de um sentido para sua vida.

Assim, Christopher parte em direção ao deserto do Alasca para experimentar viver sozinho na natureza desabitada e fria.

O filme teve muitas críticas positivas e se tornou uma referência para a juventude dos anos 90 e 2000. Um dos destaques da produção é a trilha sonora feita pelo cantor e compositor Eddie Vedder.

Direção: Sean Penn
Onde assistir: Apple TV+.
Nota IMDB: 8,1

10. O Pianista (2003)

Trailer:

O Pianista é um dos mais tocantes filmes sobre a barbárie ocorrida na Segunda Guerra Mundial.

Dirigido pelo cineasta Roman Polanski, a história conta sobre o pianista polonês Wladyslaw Szpilman, uma das milhares de vítimas da invasão alemã na Polônia.

O ano era 1939 e o músico tocava piano em uma rádio da capital do país, Varsóvia, quando a guerra explodiu. Assim, teve a sua vida arrasada e seus familiares levados para campos de concentração.

Conseguiu fugir da morte se refugiando em prédios em ruínas até o fim da guerra e faleceu em 2000 aos 88 anos.

O filme foi um sucesso e concorreu a muitos prêmios, vencendo o Oscar de melhor ator, diretor e roteiro.

Direção: Roman Polanski
Onde assistir: Netflix, Globoplay.
Nota IMDB: 8,5

11. Elisa e Marcela (2019)

Trailer:

O primeiro casamento homoafetivo na Europa aconteceu em 1901 na Igreja de San Jorge, na Espanha na região da Galícia. Elisa e Marcela conseguiram driblar a igreja local, pois Elisa se passou por um falecido primo.

A história foi objeto de investigação da cineasta Isabel Coixet e transformou-se nesse emocionante e delicado filme. Gravado em preto e branco, a produção exibe uma fotografia cheia de poesia.

Uma história verídica que revela a coragem, amor e superação de duas mulheres em busca de tranquilidade para viver de acordo com suas verdades.

Direção: Isabel Coixet
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB: 6,5

12. Pad Man (2018)

Trailer:

A produção indiana Pad Man, com direção de R. Balki, apresenta a história real de Arunachalam Muruganantham, um sujeito que revolucionou a maneira como a menstruação era tratada em uma comunidade rural no sul da Índia.

Depois de muita pesquisa e rejeição das pessoas, Arunachalam inventou uma máquina para produzir absorventes de baixo custo e contribuiu para a conscientização da população em torno do assunto, levando novos hábitos de higiene, além de trabalho para as mulheres do local.

Mesclando humor e seriedade, o filme foi bem recebido, conquistando prêmios e revelando ao mundo uma história de sucesso e superação.

Direção: R. Balki
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB: 7,9

13. Era o Hotel Cambridge (2017)

Trailer:

Essa é uma produção brasileira inovadora em sua forma de criação e abordagem do tema.

Elaborado em coletivo com a Frente de Luta por Moradia (FLM), Grupo Refugiados e Imigrantes Sem Teto (GRIST) e Escola da Cidade, o longa-metragem teve direção de Eliane Caffé e conta sobre a luta por moradia no Brasil.

O filme traz um panorama da problemática vida de refugiados estrangeiros e pessoas sem teto em busca de uma vida digna. De maneira inteligente, a trama passa por diversas cenas, tanto ficcionais quanto documentais, criando um mosaico que evidencia a dura realidade social brasileira.

Direção: Eliane Caffé
Nota IMDB: 7,8

14. 12 Anos de Escravidão (2014)

Trailer:

O longa 12 anos de escravidão é baseado no livro autobiográfico de mesmo nome de Solomon Northup. Indicado a nove categorias no Oscar, levou 3 estatuetas como melhor filme, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado.

A narrativa se passa na segunda metade do século XIX nos EUA e conta a trajetória de um escravo liberto que um dia é sequestrado e escravizado novamente. Assim, Solomon precisa vencer enormes desafios para conseguir sobreviver.

Direção: Steve McQueen
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Nota IMDB: 8,1

15. Sempre ao Seu Lado (2009)

Trailer:

Sempre ao seu Lado (Hachi: A Dog's Tale, originalmente) apresenta a história real de um cão japonês da raça akita chamdo Hachikō.

A direção é assinada por Lasse Hallström e mostra a amizade entre um professor de universidade e um cachorro. Um dia, quando Parker Wilson volta do trabalho para sua casa, ele avista um cão abandonado na estação de trem e o adota.

Assim, o cachorro, que tinha uma coleira com o nome Hachi, passa a acompanhar seu dono no trajeto para o trabalho e esperá-lo na estação para voltarem juntos para casa.

Uma história sobre lealdade e amor que ultrapassa barreiras.

Direção: Lasse Hallström
Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video
Nota IMDB: 8,1

16. Dois Papas (2019)

Trailer:

Com direção do brasileiro Fernando Meireles, o filme Dois Papas é uma produção feita em conjunto entre EUA, Itália, Reino Unido e Argentina.

Aborda o acontecimento histórico na Igreja Católica em 2012, quando o então papa Bento XVI decide renunciar ao cargo e o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio assume sua função, se tornando o papa Francisco.

O filme exibe de maneira romanceada essa substituição do cargo, trazendo diálogos que na verdade não existiram. Entretanto, encontra uma maneira interessante de colocar em evidência assuntos pertinentes no momento e as ideias que levaram à renúncia e à escolha do novo sucessor.

Direção: Fernando Meirelles
Onde assistir: Netflix
IMDB: 7,6

17. O Enigma de Kaspar Hauser (1974)

Trailer:

Esse clássico do cinema alemão foi lançado em 1974. Considerado o melhor filme do diretor Werner Herzog, O Enigma de Kaspar Hauser exibe a história de um homem que foi abandonado ainda criança.

O caso ocorreu na Alemanha no século XIX, onde Kaspar foi aprisionado até os 16 anos e encontrado em uma praça em Nuremberg. Suspeita-se de que o ato tenha ligação com a família real de Baden, um estado ao sudoeste da Alemanha.

Um filme que aborda a crueldade, o isolamento, a tentativa de inserção na sociedade, além da necessidade de convívio de todos nós, seres humanos.

Direção: Werner Herzog
Rotten Tomatoes: 95%

18. Bicho de Sete Cabeças (2000)

Trailer:

A produção brasileira Bicho de Sete Cabeças foi um marco para o cinema nacional nos anos 2000. Trazendo Rodrigo Santoro no papel principal, o filme foi baseado no livro Canto do Malditos, uma autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno.

A cineasta paulistana Laís Bodanzky ficou reconhecida com esse filme impressionante que mostra a história de Neto, um rapaz em conflito com seus pais. Neto é internado à força em um hospital psiquiátrico depois que seu pai encontra um cigarro de maconha entre seus pertences.

No manicômio, o jovem é submetido a diversas violências, o que o marcaria para sempre.

O filme ganhou muitos prêmios e foi aclamado pelo público também, trazendo questionamentos sociais importantes.

Direção: Laís Bodanzky
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB:7,7

19. A Lista de Schindler (1993)

Trailer:

Um dos filmes mais emocionantes e contundentes sobre a Segunda Guerra Mundial é A Lista de Schindler, de Steven Spierberg. Usando como base o livro Schindler's Ark, do australiano Thomas Keneally, a produção se dedica a mostrar a trajetória do empresário alemão Oskar Schindler.

Apesar de controverso e de ter relação próxima com o regime nazista, Oskar e sua esposa Emilie Schindler ajudaram a salvar centenas de judeus do Holocausto.

O filme foi um sucesso. Indicado a doze categorias no Oscar, venceu sete.

Direção: Steven Spielberg
Onde assistir: Globoplay, Netflix.
Nota IMDB: 9,0

20. Era uma vez um sonho (2020)

Trailer:

O filme é baseado no livro de memórias do norte-americano J.D Vance, intitulado Hillbilly Elegy. Conta a história de um rapaz que teve uma infância e adolescência complicada, precisando lidar com a pobreza, violência e o vício da mãe em drogas.

Apesar das adversidades conseguiu se formar em direito pela Universidade de Yale e precisa voltar à sua cidade para ajudar sua mãe.

A história conta com excelentes interpretações e traz uma importante reflexão sobre o fracasso do "sonho americano" de uma vida perfeita.

Direção: Ron Howard
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB: 6,7

21. Meu Nome é Dolemite (2019)

Trailer:

A vida do ator e comediante estadunidense Rudy Ray Moore é contada nesse filme lançado em 2019 que traz Eddie Murphy como protagonista.

Rudy foi um ícone da comédia nos EUA, atuando no cinema e em shows de stand-ups. Seu personagem mais famoso foi o cafetão Dolemite.

O filme foi apresentada pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e teve ótima repercussão.

Direção: Craig Brewer
Onde assistir: Netflix
Rotten Tomatoes: 97%

22. A Travessia (2015)

Trailer:

A Travessia conta um episódio na vida do equilibrista francês Philippe Petit, que em 1974 realizou uma arriscada e ilegal travessia em um cabo de aço que unia as Torres Gêmeas, em Nova York, EUA

O filme tem a direção de Robert Zemeckis e exibe a história sob ponto de vista do próprio personagem, que narra suas emoções no momento de adrenalina.

A qualidade dos efeitos visuais é outro ponto forte da trama, o que rendeu boas críticas à produção.

Direção: Robert Zemeckis
Nota IMDB: 7,3

23. O Lobo de Wall Street (2014)

Trailer:

Esse é um filme de Martin Scorcese lançado em 2014. Conta a vida de Jordan Belfort, um sujeito que trabalhava na Bolsa de Valores de Nova York e depois de desempregado encontra uma maneira de enriquecimento rápido.

O filme, baseado no livro homônimo de Jordan, foi bem recebido é considerado um belo trabalho em conjunto entre o ator Leonardo Di Caprio e o diretor Scorcese.

Direção: Martin Scorcese
Onde assistir: Amazon Prime Video, Max.
Nota IMDB: 8,2

24. O Terminal (2004)

Trailer:

A história do iraniano Merhan Karimi Nasseri inspirou o famoso filme O Terminal, de Steven Spierberg, que estreou nos cinemas em 2004.

No filme, o personagem ganha o nome de Viktor Navorski (Tom Hanks), um sujeito da Europa Oriental que fica preso em um aeroporto, pois seu país sofreu um golpe de estado e seu passaporte foi invalidado

Assim, o homem passa a viver por meses nesse território de passagem.

Na história real, o iraniano ficou de 1988 a 2006 morando no Aeroporto Charles de Gaulle, próximo de Paris, pois seus documentos foram roubados e sua situação legal era complexa.

Nesse filme podemos acompanhar a trajetória do personagem em busca de pertencimento, ao mesmo tempo que observa as pessoas ao seu redor e tenta se adaptar a uma situação improvável.

Direção: Steven Spielberg
Onde assistir: Apple TV+.
Nota IMDB: 7,4

25. O Homem Elefante (1980)

O Homem Elefante é um filme do aclamado cineasta David Liynch. Com esteia em 1980, conta a história de Joseph Merrick, um homem que viveu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. No filme ele é chamado de John Merrick.

Joseph era portador de uma rara síndrome, a neurofibromatose múltipla, que causou a deformação 90% do seu corpo. O rapaz chegou a ser exibido como atração bizarra em circos e considerado um "monstro".

Graças a ajuda do médico Frederick Treves, Joseph consegue alguns avanços na fala e pode mostrar sua sensibilidade.

O filme é baseado no livro The Elephant Man and Other Reminiscences, de do médico Treves e teve uma ótima recepção da crítica, sendo indicado a oito categorias no Oscar.

Direção: David Lynch
Nota IMDB: 8,1

26. Titanic (1998)

Trailer:

O navio britânico RMS Titanic levava mais de 1.500 passageiros do Reino Unido para Nova York em 1912. O transatlântico era uma das mais modernas e luxuosas embarcações da época.

Por isso tinha a fama de que era muito seguro e "inafundável". Entretanto, naufragou ao se chocar com uma geleira. Muitos anos se passaram até os destroços serem encontrados, o que ocorreu apenas em 1985.

Esse se tornou um dos acidentes marítimos mais conhecidos do século XX, o que deu origem a produções artísticas, como livros e filmes.

O mais famoso filme sobre o assunto é Titanic, de James Cameron,que usa como pano de fundo o terrível desastre para contar uma história de amor entre uma moça da alta burguesia e um humilde rapaz da segunda classe.

O filme fez um sucesso absoluto. Indicado a catorze categorias no Oscar, levou onze estatuetas para casa.

Direção: James Cameron
Onde assistir: Disney TV+.
Nota IMDB: 7,8

27. Madame Satã (2002)

Trailer:

Essa produção foi realizada em parceria entre Brasil e França e dirigida pelo cineasta cearense Karim Aïnouz. Trazendo Lázaro Ramos em um dos papéis mais marcantes de sua carreira, conta a história do transformista João Francisco dos Santos, conhecido como Madame Satã.

Figura controversa, Madame Satã reunia diversas características que o tornavam um artista da "cultura marginal". Gay, negro, pobre, artista e malandro, ele se transformou em um ícone da boêmia carioca do século XX.

O filme retrata sua vida intensa, seus amigos e seu percurso para que se tornasse um sucesso. É uma obra importante no cinema nacional, sendo indicada e concorrendo a vários prêmios no circuito de festivais da época.

Direção: Karim Aïnouz
Onde assistir: Globoplay
Nota IMDB: 7,1

28. A Noite de 12 Anos (2018)

Trailer:

O diretor uruguaio Álvaro Brechner se baseou no livro Memorias del calabozo, de Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro para fazer esse filme que conta sobre o confinamento de três presos políticos da ditadura uruguaia, ocorrida de 1973 a 1985.

José "Pepe" Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro eram militantes de um grupo de resistência contra a ditadura civil-militar e foram presos com mais 9 companheiros. Sem poder se comunicar e sem saber o que seria feito deles, os amigos enfrentam a crueldade, a tortura e o isolamento.

Um filme que teve uma belo reconhecimento, recebendo indicações em vários prêmios e festivais.

Direção: Álvaro Brechner
Onde assistir: Netflix
Nota IMDB: 7,6

29. Sete Anos no Tibet (1997)

Trailer:

O filme é baseado no livro autobiográfico Sete Anos no Tibet, do do montanhista austríaco Heirich Harrer.

Com direção do cineasta francês Jean-Jacques Annaud, a trama narra a tentativa de Henrich de escalar o 9º pico mais alto do mundo, o Nanga Parbat. O aventureiro fracassou na missão, mas não conseguiu retornar ao seu país por conta de conflitos de guerra.

Assim, permanece por muitos anos na pequena cidade de Lhasa, no Tibet. A experiência o transforma totalmente, fazendo rever sua visão de mundo, egoísmo e vaidade.

A produção fez bastante sucesso e foi indicada ao Globo de Ouro por melhor trilha sonora.

Direção: Jean-Jacques Annaud
Onde assistir: Max.
Nota IMDB: 71

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.