11 filmes lésbicos que mostram o amor entre mulheres como você nunca viu
Selecionamos filmes que celebram o amor entre mulheres, falando sobre conexões, desafios e uma resiliência capaz de superar qualquer adversidade.
Aqui, você vai encontrar uma lista dos melhores longas-metragens que já foram produzidos sobre casais lésbicos, de vários gêneros, combinando lançamentos mais recentes com clássicos imperdíveis.
1. Love Lies Bleeding: O Amor Sangra (2024)
Disponível em: Max, Prime Video
O thriller romântico é passado no final da década de 80 e conta a história de Lou e Jackie, duas mulheres cujos caminhos se cruzam. A primeira trabalha na academia do pai, que está sendo investigado pela polícia, devido às suas atividades ilícitas. A segunda é uma fisiculturista que está se preparando para uma prova importante.
As duas se apaixonam perdidamente, mas seus destinos são marcados pela violência, quando percebem que estão envolvidas numa rede de crimes.
2. Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
Disponível em: Prime Video, Apple TV
Este drama histórico francês tem como cenário a França no século XVIII. Marianne é contratada para pintar o retrato de Héloïse, uma jovem que resiste em se casar.
Enquanto a artista a observa em segredo, as duas desenvolvem uma conexão intensa e apaixonada que desafia as convenções da época.
3. Desobediência (2017)
Disponível em: Netflix, Prime Video
O drama romântico aborda temas sociais difíceis como religião, discriminação e amor proibido. Ronit retorna às suas origens, uma comunidade judaica ortodoxa, após a morte do pai.
Lá, reencontra Esti, uma amiga de infância, e a relação entre as duas reacende sentimentos reprimidos. Precisando encarar aquilo que sentem uma pela outra, elas acabam desafiando as normas religiosas e enfrentando tudo para viver o seu amor.
4. Azul é a Cor Mais Quente (2013)
Disponível em: Google Play Filmes, Apple TV
Vencedor de várias premiações, incluindo a Palma de Ouro, o filme francês de drama e romance conta uma história de amor e amadurecimento. Adèle é uma jovem que está descobrindo sua identidade.
Sua vida se transforma ao conhecer Emma, uma artista de cabelos azuis que a apresenta a um novo universo de intimidade e autodescoberta. A trama acompanha os altos e baixos deste relacionamento complexo, suas diferentes fases e os sentimentos que despertam.
5. Carol (2015)
Disponível em: Prime Video
Ambientada na década de 50, a trama se passa em Nova York e é uma adaptação do romance The Price of Salt (1952) de Patricia Highsmith. Therese trabalha numa loja de brinquedos.
Na época do Natal, ela conhece Carol, uma mulher mais velha e elegante que foi comprar um presente para a filha. À medida que os laços entre elas vão se estreitando e transformando, percebemos que Carol apenas era casada com um homem para manter as aparências.
6. A Criada (2016)
O longa-metragem sul-coreano de drama e suspense, com direção de Park Chan-wook, é uma adaptação do livro Fingersmith (2002), de Sarah Waters.
Na Coreia do Sul dos anos 30, uma jovem é contratada como criada de uma herdeira japonesa. Contudo, o que parece ser um plano de traição e roubo se torna uma trama repleta de desejo, segredos e reviravoltas.
7. Alguém Avisa? (2020)
Disponível em: Google Play Filmes, Prime Video
A comédia romântica natalina consegue divertir e apaixonar qualquer um, com momentos emocionantes e engraçados. Harper convida a namorada, Abby, para passar o Natal com sua família conservadora.
No entanto, tudo se complica quando Abby descobre que Harper ainda não assumiu o relacionamento para os seus familiares.
8. Flores Raras (2012)
Disponível em: Netflix, Globoplay
Um drama biográfico brasileiro, dirigido por Bruno Barreto, Flores Raras conta uma história real e inspiradora.
O enredo segue a relação entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, em meio à vibrante paisagem do Rio de Janeiro nos anos 1950 e 1960.
9. Pariah (2011)
O filme independente de drama pode ser menos conhecido que os restantes da lista, mas é um tesouro escondido, trazendo um retrato emocionante de autodescoberta.
Alike é uma adolescente afro-americana de 17 anos que vive no Brooklyn. Enquanto lida com sua sexualidade, ela tenta equilibrar as expectativas familiares e sociais, precisando decidir se sai do armário ou não.
10. Ligadas pelo Desejo (1996)
Disponível em: Apple TV
O primeiro longa-metragem dirigido por Lilly e Lana Wachowski é um filme de crime e suspense protagonizado por um casal feminino e extremamente carismático.
Violet tem um marido mafioso e violento, que comete abusos com ela. Quando conhece Corky, uma antiga presidiária que é sua vizinha, as duas acabam se envolvendo. Desta aliança inesperada, surge um plano ousado: roubar a fortuna da máfia e fugir.
11. Almas Gêmeas (1994)
O filme neozelandês de drama foi baseado num caso real que assombrou a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. A história é passada nos anos 50 e acompanha Pauline e Juliet, duas adolescentes que são inseparáveis.
Quando percebem o carácter amoroso da sua relação, os pais de Pauline decidem afastá-las. No entanto, eles não fazem ideia de que as garotas seriam capazes de tudo para ficarem juntas.
Veja também: