11 melhores filmes medievais para ver nas plataformas de streaming

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 5 min.

Filmes passados na Idade Média costumam agradar uma grande parte dos amantes do cinema. Geralmente são filmes de guerras ou batalhas medievais, recheados de romances proibidos, castelos e princesas, além de cavaleiros corajosos.

Confira nossa seleção de grandes produções para assistir em casa em plataformas de streaming como Netflix, Max, Amazon Prime Video e Disney+.

1. The Last Kingdom: Seven Kings Must Die (2023)

Soldados medievais no campo de batalha, com sangue nos rostos.

Onde assistir: Netflix

Com direção de Edward Bazalgette, o filme narra os acontecimentos que ocorrem após a série The Last Kingdom. Com a morte do rei Eduardo, seu reino fica cada vez mais fragmentado e é palco de diversas batalhas pelo poder.

Em meio a inimigos, herdeiros e invasores, Uhtred e seus aliados precisam lutar e encontrar um jeito de formar alianças para unificar a Inglaterra.

2. Medieval (2022)

Trailer:

Onde assistir: Netflix

Ambientada no século XV, a história conta a trajetória de Jan Zizka, senhor da guerra tcheco que entra em conflito com o Império Romano, vencendo seus inimigos.

O drama histórico, baseado em eventos reais, narra os feitos de Zizka, um cavaleiro e mercenário que se tornou um herói nacional. Quem assina a direção e roteiro é o cineasta tcheco Petr Jakl.

3. A Lenda do Cavaleiro Verde (2021)

Trailer

Onde assistir: Max, Prime Video

Dirigida e roteirizado por David Lowery, a trama é inspirada no mundo de Camelot. Aqui acompanhamos o sobrinho do Rei Arthur em uma impressionante e assustadora aventura épica em busca de derrotar o Cavaleiro Verde.

Apesar de, até ali, o jovem não demonstrar grande interesse em ser um herói, durante a jornada, ele precisa encarar inimigos humanos e sobrenaturais. Fantasia, ação e batalhas estão presentes nessa história bastante aclamada pela crítica e pelo público.

4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Frodo e Gandalf andando de carroça e rindo.

Onde assistir: Max, Prime Video

Iniciando a franquia cinematográfica que já conquistou gerações, o filme de aventura e fantasia foi baseado no primeiro volume da obra homônima de J. R. R. Tolkien.

O enredo ocorre num lugar ficcional chamado de Terra Média, onde um jovem hobbit recebe uma difícil missão: seu tio lhe entrega um anel muito poderoso, que ele deve levar até Mordor e destruir. Com a ajuda de velhos amigos e aliados que vai encontrando pelo caminho, Frodo enfrenta inúmeros perigos para cumprir seu objetivo.

5. Arn, o cavaleiro templário (2007)

Trailer:

Dirigido por Peter Flinth, aqui temos um filme de ação, guerra e aventura nos tempos do feudalismo. Arn Magnusson é um jovem que cresceu em um mosteiro. O plano era se tornar um guerreiro incrível na luta com espadas.

Quando sai do mosteiro, ele conhece a doce Cecília, por quem se apaixona perdidamente, contrariando as ordens da Igreja Católica. Eles vivem uma história de amor, mas são punidos. Ele é enviado para lutar na Terra Santa e ela é enviada a um convento.

6. Coração Valente (1995)

cena do filme coração valente

Onde assistir: Disney+

Um dos mais famosos filmes medievais é Coração Valente. Protagonizado por Mel Gibson, a produção se tornou um clássico de guerra passada na Idade Média.

Após sua noiva ser assassinada na noite de núpcias, o guerreiro escocês William Wallace lidera uma luta contra o rei inglês Edward I em busca de libertação de seu povo.

7. O Rei (2019)

Trailer:

Onde assistir: Netflix

A direção desse longa é do australiano David Michôd e seu título original é The King.

Baseia-se na obra teatral Henriad, de William Shakespeare e conta a vida de Henrique V durante seu reinado na Inglaterra no século XV.

É importante destacar que, apesar de ser inspirado na história de uma personalidade real, a trama traz elementos fantasiosos e foge um pouco dos fatos. Ainda assim, é uma ótima pedida para os amantes de filmes épicos e históricos.

8. Ehrengard - A Ninfa do Lago (2023)

Cena do filme Ehrengard - A Ninfa do Lago

Onde assistir: Netflix

Esse é um drama baseado no livro de mesmo nome da escritora dinamarquesa Karen Blixen. Com direção de Bille August, a trama se passa na idade média e é cheia de castelos.

Acompanha Cazotte, um jovem galanteador contratado para ensinar o príncipe a ser mais atraente para as mulheres, a fim de conseguir um casamento real. Mas as coisas não saem como planejado e Cazotte se apaixona por uma moça que parece não se interessar por ele.

9. Legítimo Rei (2018)

Trailer:

Onde assistir: Netflix

David Mackenzie assina a direção desse longa ambientado na Escócia no século XIV. Mostra o rei Robert the Bruce, durante as Guerras de Independência da Escócia e o embate com o Eduardo I, rei que governou a Inglaterra no período.

O filme foi elogiado pela produção e efeitos visuais e traz muitas cenas de guerras medievais.

10. O Físico (2013)

cartaz do filme O físico

Onde assistir: Prime Video

Ambientada no século XI na Inglaterra, essa é uma história de perseverança e busca pela cura. Rob é um garoto que perdeu a mãe por uma enfermidade chamada na Idade Média de "doença do lado", que depois descobriu-se se tratar de apendicite.

Criado por um barbeiro, profissão que na época tratava também de aspectos relacionados à saúde, o menino aprende muito sobre cuidados médicos. Mas seu sonho é seguir adiante nos estudos. Assim, ele faz de tudo para aprender com um médico persa que lidera um hospital na Pérsia.

11. Hobin Hood (2018)

Trailer:

Onde assistir: Globoplay

Trazendo aventura e ação, essa produção assinada por Otto Bathurst conta a famosa história do lendário Robin Hood desde seu início.

Conhecido por roubar dos ricos para dar aos pobres, aqui Robin precisará encarar muitos criminosos na Floresta Sherwood e contará com a ajuda de seus amigos em busca de justiça.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.