13 filmes bons para assistir sábado que vão melhorar o seu final de semana

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Tempo de leitura: 6 min.

Nada como um sábado à noite para relaxar vendo um bom filme. Com tantas opções nas plataformas de streaming, fizemos uma seleção que vai garantir entretenimento para todos os gostos. Pegue a pipoca e prepare-se para a maratona!

1. É Assim Que Acaba (2024)

Disponível em: Amazon Prime Video

Um dos maiores lançamentos de 2024, É Assim Que Acaba é um filme dramático baseado no romance de Colleen Hoover. Quando Lily conhece Ryle, tudo indica que encontrou o homem da sua vida. No entanto, o tempo vai revelando os comportamentos tóxicos e violentos do seu parceiro.

Apesar dos sentimentos que nutre por ele, a protagonista precisa encontrar forças para seguir com a sua vida e achar o verdadeiro amor.

2. Dark Waters - O Preço da Verdade (2019)

Homem executivo num julgamento, com expressão preocupada.

Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Dark Waters é um filme biográfico que acompanha o caso real de Robert Bilott, um advogado que toma uma decisão capaz de arruinar sua carreira.

Após muitos anos defendendo os interesses das empresas, ele se depara com algo que não pode ignorar: uma grande corporação que está poluindo o ambiente com lixos tóxicos e causando estragos na região. Aí, ele passa a enfrentar pessoas muito poderosas, dentro e fora dos tribunais.

3. Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)

Disponível em: Disney+

O filme de ação e ficção científica é o mais novo lançamento da saga Planeta dos Macacos, que vem conquistando uma legião de fãs ao longo das últimas décadas. Após a guerra, o planeta continua muito longe da paz, com clãs que lutam pelo poder e pela sobrevivência.

Enquanto um novo líder surge e tenta estabelecer seu império, um jovem macaco parte em busca da liberdade e harmonia entre os símios.

4. Todos Menos Você (2023)

Disponível em: Max

A comédia romântica é uma releitura moderna da peça Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare. Bea e Ben se conhecem, por acaso, na faculdade e marcam um encontro. Embora tudo corra bem, eles acabam se afastando.

Anos mais tarde, seus caminhos se cruzam num casamento e eles fazem um pacto: decidem fingir que são um casal e enganar todo mundo. Daí em diante, desenvolvem um relacionamento complexo, com várias tensões pelo meio.

5. Clube dos Vândalos (2023)

Disponível em: Amazon Prime Video, Apple TV

O longa-metragem de drama policial foi inspirado num livro de fotografias, criado por Danny Lyon, sobre a ascensão dos clubes de motociclismo nos Estados Unidos da América.

A trama é passada na década de 60 e gira em torno dos Vândalos, um grupo que começou com alguns homens apaixonados pela estrada e, com o tempo, se tornou uma gangue conhecida na região.

6. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Disponível em: Netflix

Bonito e extremamente emocionante, o filme de animação do Studio Ghibli consegue comover qualquer um. Trata-se de um drama protagonizado por Setsuko e Seita, dois irmãos que perdem os pais durante a Segunda Guerra Mundial.

Sozinhos, eles encontram um abrigo na floresta e tentam sobreviver, contando apenas um com o outro. A história foi baseada num conto escrito por Akiyuki Nosaka, em 1967, a partir de suas próprias vivências.

7. Outra Chance Para o Amor (2024)

Casal apaixonado se beijando.

Disponível em: Amazon Prime Video, Apple TV

Quando perde sua melhor amiga, o mundo de Dawson é abalado de repente. Para lidar com a dor da perda, ele decide procurar a irmã gêmea de London, com quem ela nunca teve contato. O que ele não esperava era se apaixonar durante o processo.

A história é uma adaptação cinematográfica do romance best-seller Someone Like You, de Karen Kingsbury.

8. Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)

Disponível em: Max

Furiosa é um filme de ação e ficção científica passado num mundo pós-apocalíptico, que integra a saga de sucesso Mad Max e funciona como um prelúdio do filme de 2015, Estrada da Fúria.

Nele, assistimos à história de origem da protagonista, quando ela é sequestrada por um grupo de motoqueiros liderado por Dementus. A partir daí, ela começa uma jornada para regressar a casa e acaba se tornando na guerreira que vemos nos filmes posteriores.

9. Divertida-Mente 2 (2024)

Disponível em: Disney+

Para quem acha que os filmes de animação são apenas destinados ao público infantil, o longa-metragem da Disney e da Pixar é simplesmente obrigatório. Nele, assistimos ao crescimento de Riley, que está saindo da infância e entrando na pré-adolescência.

Os protagonistas são as emoções que vivem na sua cabeça e controlam suas ações, tentando ajudá-la na jornada. No entanto, a chegada de emoções novas e próprias daquela fase da vida, como a vergonha e a ansiedade, traz grandes lições aos espectadores de todas as idades.

10. Fúria Primitiva (2024)

Homem, num ringue de boxe, usando uma máscara de macaco.

Disponível em: Amazon Prime Video

Ação, violência e sobretudo vingança são os temas centrais de Fúria Primitiva. Kid é um jovem lutador que ganha a vida em clubes underground, mas acaba sendo espancado por um grupo, durante um ataque covarde.

Daí em diante, sua fúria é alimentada pelos traumas do passado e ele acaba se infiltrando numa organização criminosa, para fazer justiça com as próprias mãos. A trama foi inspirada na lenda de Hanuman, o deus-macaco hindu.

11. The Ballad of Buster Scruggs (2018)

Disponível em: Netflix

Sábado combina com filmes de faroeste e este é tudo menos comum. A antologia, dirigida pelos célebres irmãos Coen, traz seis histórias surpreendentes, violentas e divertidas que acontecem no Velho Oeste.

Buster Scruggs, que dá nome ao filme, é um cowboy alegre e desajeitado que está no centro de todos esses enredos.

12. O Menu (2022)

Disponível em: Disney+

Combinando terror, comédia e suspense, O Menu conquistou o público e a crítica. Tyler convida Margot para um encontro inesquecível: eles vão jantar num restaurante renomado que fica numa ilha isolada de tudo.

Por lá, eles se cruzam com clientes da alta sociedade e acabam descobrindo segredos aterradores sobre o local.

13. Meu Nome É Gal (2023)

Mulher de cabelos compridos, cantando num palco.

Disponível em: Globoplay

Para fechar nossa lista com chave de ouro, sugerimos uma produção nacional que acompanha a carreira de uma das maiores cantoras brasileiras: Gal Costa.

Sua trajetória começa quando ainda era Maria da Graça, uma menina que se mudou para o Rio de Janeiro para correr atrás do sonho de viver da música. Ao longo do filme, assistimos ao seu encontro com outros artistas do Tropicalismo e também aos terrores da ditadura que eles precisaram encarar.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.