Histórias Cruzadas: elenco, resumo e final do filme

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Tempo de leitura: 9 min.

Histórias Cruzadas é um filme dramático de época, dirigido por Tate Taylor, que foi lançado em 2011 e está disponível na plataforma Disney+.

Com o título original The Help, trata-se de uma adaptação do livro homônimo, o primeiro romance da autora Kathryn Stockett, publicado dois anos antes.

A trama é passada nos Estados Unidos, durante a década de 60. Skeeter é uma jornalista em começo de carreira que resolve escrever sobre as empregadas domésticas afro-americanas que trabalham em lares da alta sociedade.

Para isso, ela precisa escutar as experiências de mulheres como Aibileen e Minny que, embora hesitantes, acabam partilhando suas histórias.

Num tempo de grandes lutas e transformações sociais, o filme retrata as vivências destas mulheres que se dedicavam a cuidar dos outros, ao mesmo tempo que enfrentavam discriminações no cotidiano.

A recepção foi positiva, com sucesso nas bilheterias e boas críticas. Indicada para inúmeras premiações, a produção venceu o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela interpretação de Octavia Spencer.

Elenco e personagens principais

Uma obra marcante, que continua sendo falada mais de uma década após o seu lançamento, Histórias Cruzadas conta com um elenco de peso. Entre os principais nomes, se destacam:

  • Emma Stone está no papel de Eugenia Phelan (Skeeter), uma jovem que terminou os estudos e sonha em se tornar uma jornalista de sucesso, contrariando os desejos da família que espera que ela case o mais rápido possível.
  • Viola Davis interpreta Aibileen Clark, uma emprega doméstica que ajudou a educar dezenas de crianças, nas famílias onde trabalhou. Após perder o seu filho e sofrer atos de discriminação dos patrões, ela aceita colaborar no livro de Skeeter.

Elenco do filme Histórias Cruzadas.

  • Octavia Spencer desempenha Minny Jackson, melhor amiga de Aibileen e mãe de cinco filhos. Após ser demitida injustamente pelos patrões preconceituosos, ela resolve fazer justiça do jeito que pode.
  • Bryce Dallas Howard surge como a principal antagonista, Hilly Holbrook, uma amiga de Skeeper que acaba se revelando uma pessoa mesquinha e maldosa. Com visões racistas, ela é patroa de Minny e a proíbe de usar o seu banheiro.

Resumo do filme Histórias Cruzadas

A trama se passa em 1963, no estado do Mississípi. Skeeter volta para a sua cidade natal, depois da faculdade e começa a trabalhar num jornal da região. Sua função é a responder a perguntas de leitoras sobre limpeza e cuidados do lar.

Ao visitar sua amiga Elizabeth e contar sobre o novo trabalho, ela percebe que é vista como estranha entre o grupo, por não estar pensando em casar e ser mãe. Lá, conhece Aibileen, a empregada doméstica da casa e pede a sua ajuda para responder a algumas perguntas.

Aibileen cresceu numa plantação e sempre soube que seu destino seria trabalhar no lar de uma família caucasiana, como aconteceu com sua mãe e avó. Elizabeth, a patroa, está apenas preocupada com as atividades sociais, então é ela que cria Mae, a filha do casal.

Aibileen com a criança que ela cuida.

Sua melhor amiga é Minny, que trabalha para Hilly, uma figura de destaque no ciclo social da região. Embora adore a comida dela, sobretudo as tortas, a patroa se recusa a deixá-la usar o banheiro. Durante o jantar, partilha suas visões racistas, dizendo que pessoas negras não deveriam usar os mesmos banheiros que ela.

Por isso, ela criou uma iniciativa para cada casa ter um banheiro exterior só para os funcionários negros e quer divulgá-la. No final do jantar, a protagonista se aproxima de Aibileen, perguntando se ela pode ajudar com as perguntas e se desculpando pelo comportamento da amiga. Durante a conversa, ela fala de Constantine, a mulher negra que trabalhava na sua casa e ajudou a criá-la, mas sumiu sem deixar rastro.

Skeeper usando a máquina de escrever.

Quando descobre que ela foi demitida pela sua mãe, fica revoltada. Surge, então, a ideia de escrever um livro, onde relatasse as experiências destas mulheres e os modos como eram tratadas.

Durante um tornado, Minny fica com medo de usar o banheiro exterior, então acaba usando o dos patrões. Hilly descobre e ela é demitida. Enquanto isso, Skeeter começa a pesquisar sobre pautas raciais e percebe que as leis da região ainda são extremamente discriminatórias e promovem a segregação.

Aibileen conta a Skeeter que Elizabeth é ausente na criação da filha e que Mae, a criança, diz que ela é a sua verdadeira mãe. Mesmo assim, ela não quer ter suas experiências registradas no futuro livro, porque teme sofrer represálias.

Hilly espalha o boato de que Minny era ladra, por isso foi demitida. Para se vingar, a antiga funcionária prepara uma torta que contem as suas fezes e leva de presente para antiga patroa que come uma fatia sem saber. Ao descobrir que Minny foi demitida, o marido bate nela e tira a sua filha na escola, para ajudar com as contas.

Milly levando a sua torta para a antiga patroa.

Aibileen percebe que a amiga foi agredida e percebe que as histórias delas precisam ser contadas, decidindo colaborar no livro. Minny recusa no começo, mas aceita participar também.

Sem outras opções, ela começa a trabalhar na casa de Celia, uma mulher ostracizada pelo grupo de Hilly, por casar com seu antigo namorado. Ela quer que a funcionária trabalhe lá escondido, para impressionar o marido, porque não sabe fazer as tarefas domésticas.

As duas ficam amigas e Celia trata muito bem a funcionária, confessando seu segredo: quer engravidar, mas já perdeu três bebês desde que casou. Aibileen conta que seu filho também morreu, porque foi atropelado e largado na porta de um hospital, sem socorro. Ao contar sua história de vida, ela sente que está se curando também.

Skeeter fala do seu projeto com a editora, mas ela avisa que só poderão publicar o livro se tiverem mais testemunhos. As duas funcionárias procuram amigas para participar, mas todas se recusam, com medo.

No auge da luta pelos direitos civis, um importante ativista é assassinado diante da sua família, aumentando o clima de tensão e o perigo para a população negra. Ao mesmo tempo, a nova funcionária que trabalha para Hilly é presa, acusada de roubo. Isso faz com que as outras empregadas da região se juntem, para falar também.

Empregadas domésticas reunidas.

Elas contam como são maltratadas, revelando que as crianças que ajudaram a criar também se tornaram racistas como os pais. Por outro lado, Celia percebe que Minny sofre agressões do marido e cuida das suas feridas, incentivando a mulher a deixar a relação.

Minny conta a história da torta, para ficar registrada no livro. A obra é publicada, de forma anônima, e faz um grande sucesso. Hilly lê o livro e descobre que escreveram sobre ela, ameaçando processar Skeeter. No entanto, para isso, teria que admitir publicamente que foi a vítima da "brincadeira".

O marido de Celia visita Minny e agradece os cuidados com a esposa, acabando por contratá-la em tempo integral. Os dois fazem um jantar, onde a funcionária é a convidada de honra, para mostrar sua gratidão. Com o novo trabalho, ela tem coragem de largar o marido e fugir com os filhos.

Skeeter é convidada para trabalhar num grande jornal, mas tem medo de deixar as amigas, que a incentivam a partir. Quando entram na igreja, Aibileen e Milly são aplaudidas pela sua coragem e recebem uma cópia do livro, autografada por todas que participaram na sua criação.

Para se vingar do grupo, Hilly diz a Elizabeth que Aibileen a roubou e ela acaba sendo demitida. Nesse momento, confronta a vilã com as suas maldades, acusando-a de ser uma mulher sem Deus no coração.

Mae chora desesperadamente, vendo sua "verdadeira mãe" partir. Enquanto parte da casa, a mulher reflete sobre o futuro e chega a uma conclusão: seu sonho é ser escritora.

Final de Histórias Cruzadas e significado

Ao longo da última década, surgiram controvérsias e teorias sobre o filme. Uma delas, defendida pela própria Viola Davis, é que estamos perante uma "salvadora branca", um tropo comum em narrativas sobre questões raciais. Mesmo sendo uma obra sobre segregação e o movimento pelos direitos civis, a protagonista é uma mulher rica e caucasiana.

No entanto, podemos afirmar que as verdadeiras protagonistas da história são as empregadas domésticas. Entre muitos temas, o filme fala sobre a necessidade de recusar aquilo com que não concordamos e a coragem de procurar novos caminhos.

Minny encontra um lar onde pode trabalhar para uma família que a trata bem e reconhece seu valor e isso lhe dá as forças necessárias para abandonar um casamento abusivo.

Aibileen encontra na demissão uma oportunidade de recomeçar. Após tantos anos cuidando da vida e dos filhos dos outros, finalmente pode se dedicar aos seus próprios sonhos. Decide ser escritora, já que percebe que tem o poder de contar suas próprias histórias e o impacto que isso pode ter em outras mulheres como ela.

Já Skeeter não cede à pressão do seu meio e acaba sendo mudada pela convivência com as mulheres que entrevista. Aos poucos, ela percebe a violência do racismo e da discriminação de classes, se revoltando contra a injustiça social e tentando usar sua voz para ajudar.

Embora chegue a ter um romance rápido, o companheiro acaba terminando quando descobre que ela é a autora do livro. Assim, rejeita a ideia de casamento, para seguir seu sonho de ser uma grande jornalista e escrever sobre coisas que importam.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.