Inspirado em história real, filme no top 10 da Netflix vai te emocionar como nenhum outro


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

Atentado ao Hotel Taj Mahal é um filme de ação e drama, realizado por Anthony Maras, que foi lançado em 2018. Recentemente, o longa-metragem ficou disponível no catálogo da Netflix e tem se tornado um sucesso global, conquistando os tops da plataforma em vários países.

A trama foi baseada nos eventos trágicos que ocorreram no Hotel Taj Mahal Palace, em novembro de 2008.

Dev Patel em Atentado ao Hotel Mumbai.

O filme segue os passos do atentado terrorista que aconteceu num dos hotéis mais importantes de Mumbai, na Índia. Numa jornada angustiante, o espectador acompanha o ataque, as reações daqueles que estavam no edifício e o trauma de quem consegue sobreviver.

História verídica que inspirou o filme

Em 26 de novembro de 2008, membros do grupo extremista Lashkar-e-Taiba realizaram uma série de ataques no solo indiano, visando vários locais movimentados da cidade de Mumbai. Estes lugares incluíram hotéis, uma estação de trem, um hospital e um quartel da polícia, entre outros.

O atentado ao Taj Mahal Palace, hotel encarado como símbolo de prosperidade e progresso da região, foi um dos mais sangrentos, superando as 160 mortes.

Funcionarios e hóspedes tentando se proteger.

Tudo aconteceu quando os terroristas invadiram o local, carregados com rifles e granadas, abrindo fogo sobre todos aqueles com quem se cruzaram. Com reféns e execuções públicas, o cerco policial durou mais de 60 horas e exigiu um grande esforço das forças de segurança para neutralizar a situação.

Além das mortes, a violência terrorista deixou centenas de feridos, entre hóspedes, funcionários, policiais e civis. A sequência de eventos chocou o mundo, sublinhando as preocupações em torno da segurança e do terrorismo internacional.

Por que você deve assistir

Realista e sufocante, Atentado ao Hotel Taj Mahal permite que o espectador consiga vislumbrar o que acontece, realmente, durante um atentado de extrema violência. A experiência de assisti-lo pode ser desconfortável, mas com certeza vai emocionar qualquer um.

Além de te manter colado na tela, ele vai te fazer pensar do início ao fim. Com uma cinematografia que captura a tensão do ataque, o filme combina imagens impactantes e uma paleta de cores que reflete o clima sombrio que os personagens estão vivendo.

Ao longo do enredo, assistimos várias perspectivas da mesma situação: por exemplo, dos hóspedes, dos funcionários, dos policiais e até dos próprios criminosos. A produção tem sido aclamada sobretudo pela forma como trata os eventos, fugindo de exageros sensacionalistas e focando no impacto devastador da tragédia.

Protagonista sendo escoltado para fora do hotel.

Mostrando o lado mais cruel do ser humano, a trama traz um contraponto de esperança. Vemos também a reação rápida daqueles que estavam presentes. Numa mistura de coragem, instinto e inteligência, pessoas de vários contextos e origens são capazes de se mobilizar para sobreviver a um momento de desespero.

Com resiliência e espirito de sacrifício, conseguem impedir que a tragédia escale e faça ainda mais vítimas mortais. Um dos exemplos disso é a personagem de Arjun (Dev Patel), um cozinheiro que arrisca a própria vida para salvar os outros e combater os terroristas.

Assim, contra a violência desmedida e sem razão, a união e a comunidade parecem as únicas soluções possíveis para enfrentar o caos.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.