Ivan Cruz e suas obras retratando a infância
Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança.
Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.
O artista e suas pinturas
Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.
Seu objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa época, as pinturas exibiam temas variados.
A temática lúdica
Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país.
Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de menino.
As crianças aparecem pulando corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o desenvolvimento e interação social.
Sua produção chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras.
Através de seu trabalho, van procurar também estimular as crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia.
Sobre as obras
As pinturas de Ivan Cruz, normalmente em grandes proporções e formato quadrado, exibem corpos infantis em movimento.
Para o artista, o movimento é essencial para dar vida ao trabalho, sendo mais importante do que a forma.
São utilizadas cores intensas, muitas vezes puras, o que aproxima ainda mais as crianças das imagens produzidas.
Por que as figuras pintadas não têm rosto?
O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.
Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem obversa também contribuem para terminar de criar a obra.
Esculturas de Ivan Cruz
Depois de muito explorar a pintura acrílica em tela, Ivan Cruz começa a produzir esculturas. A abordagem também é o mundo das crianças e suas brincadeiras.
A primeira escultura realizada pelo artista foi uma pequena imagem em bronze de cerca de 20 centímetros de uma menina pulando amarelinha.
Depois começou a se aventurar e criar peças em tamanho real, com aproximadamente 1,20 m. Algumas dessas obras maiores estão expostas em praças públicas pela cidade de Cabo Frio.
Você também pode se interessar: