A rainha vermelha: ordem de leitura e resumo da história

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 4 min.

A rainha vermelha (no original Red Queen) é uma série juvenil escrita pela autora norte-americana Victoria Aveyard e publicada nos Estados Unidos pela editora HarperCollins (selo HarperTeen), a partir de 2015.

A saga, que traz fantasia, aventura e romance, traz como protagonista a jovem Mare Barrow vivendo em uma sociedade dividida entre uma classe pobre e servil, que possui sangue vermelho, e uma classe nobre e opressora, de sangue prateado.

série de livros A rainha vermelha

Ordem de leitura dos livros

A história - contada em 8 livros, sendo 4 publicações de contos - é cheia de reviravoltas. Algumas pessoas que querem iniciar a leitura têm dúvidas sobre a ordem que devem seguir para entrar nesse universo criado pela autora.

A recomendação mais comum é que os leitores e leitoras sigam a ordem de publicação, que é a seguinte:

  1. A rainha vermelha
  2. Espada de vidro
  3. A prisão do rei
  4. Tempestade guerra
  5. Trono destruído (conto)
  6. Canção da rainha (conto)
  7. Cicatrizes de aço (conto)
  8. Coroa cruel (conto)

Entretanto, há leitores que sugerem que a história seja acompanhada pela ordem cronológica dos acontecimentos. Nesse caso, seria assim:

  1. Canção da Rainha (Conto)
  2. Cicatrizes de Aço (Conto)
  3. Rainha Vermelha
  4. Espada de Vidro
  5. A Prisão do Rei
  6. O Mundo que Ficou Para Trás (Conto)
  7. Tempestade de Guerra
  8. Coração de Ferro (Conto)
  9. Luz de fogo (Conto)
  10. Adeus (Conto)

Resumo da saga

No universo criado por Victoria Aveyard, o mundo é dividido entre dois grupos: aqueles que têm sangue vermelho e os que possuem sangue prateado.

Os nascidos com sangue prateado possuem poderes sobrenaturais e estão destinados a serem servidos e bajulados, enquanto aqueles nascidos com sangue vermelho são plebeus humildes que têm como função atender as demandas da elite.

A protagonista Mare Barrow, uma jovem de 17 anos, veio de uma família grande: possui pais, uma irmã mais nova (Gisa) e três irmãos mais velhos (Bree, Tramy e Shade), que estão combatendo na guerra por conta do serviço militar obrigatório. O pai de Mare já havia combatido na guerra anos antes, e voltou de lá sem um pulmão e uma perna.

A garota, nascida com sangue vermelho, tem uma vida dura em seu vilarejo pobre. Ela rouba para ajudar a família e vira e mexe se encontra em apuros.

Muitos vermelhos apostam nas lutas com a esperança de ganhar um pouquinho de dinheiro que os ajude a atravessar mais uma semana. Eu não aposto nem com Kilorn. É mais fácil surrupiar a bolsa do corretor de apostas do que ganhar algum dinheiro jogando.

Por um golpe de sorte, a jovem consegue um emprego no palácio real, onde passa a conviver com os prateados. É lá que Mare descobre que, apesar da cor do seu sangue, também tem um poder misterioso.

Quando o rei descobre que Mare também tem poderes - apesar de ser uma vermelha - fica desesperado com a possibilidade de vazamento da informação. A solução encontrada é fazer com que a moça fique noiva do seu filho mais novo, Maven Calore.

A novidade na vida de Mare não diz respeito apenas ao casamento. A mudança é muito maior: seu nome vira Mareena Titanos e ela ganha uma nova história de vida.

Na nova versão, Mare (agora Mareena) possui um passado peculiar: Mareena teria sido filha de um general prateado, mas acabou sendo adotada por uma família de vermelhos.

Enquanto está infiltrada no universo dos prateados, Mare trabalha silenciosamente para ajudar a guarda vermelha, um grupo militar de resistência que quer mandar abaixo o reinado dos prateados.

A partir de então, Mare se envolve uma trama de intrigas e jogos de poder onde as pessoas possuem poderes como o dom de ler mentes, manipular o fogo e a eletricidade e outras habilidades surpreendentes.

Importante destacar também a presença de um movimento rebelde de pessoas de sangue vermelho que se revolta com os desmandos e a exploração realizada pela nobreza de sangue prateado.

Sobre a autora

A jovem Victoria Aveyard nasceu no dia 27 de julho de 1990, em Massachusetts, nos Estados Unidos, filha de um casal de professores de escolas públicas.

Formou-se em 2012 em Escrita de Argumentos para Cinema e Televisão na Universidade do Sul da Califórnia. Atualmente a autora vive em Los Angeles.

Victoria
Retrato da autora Victoria Aveyard

Conheça também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Rebeca Fuks
Edição por Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).