Os 12 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix
O cinema tem o dom de nos fazer viajar no tempo e eternizar histórias capazes de marcar gerações.
Se você está procurando um bom filme para assistir, confira nossa seleção dos clássicos presentes na plataforma de streaming:
1. Conta comigo (1986)
Dirigido por: Rob Reiner
Esse é um drama nostálgico e comovente que fala sobre amizade e crescimento. Aqui acompanhamos a jornada de quatro amigos adolescentes que embarcam em uma aventura na floresta a fim de encontrar o corpo de um garoto que sumiu.
Mas eles não sabiam que, na verdade, iriam encontrar caminhos em busca da autodescoberta e da parceria.
2. Princesa Mononoke (1997)
Dirigido por: Hayao Miyazaki
O longa de animação e fantasia épica acontece numa era muito antiga do Japão em que os humanos conviviam com criaturas fantásticas e monstruosas.
Quando a aldeia de Ashitaka é atacada por um demônio, a protagonista luta com ele e é mordida. A partir daí, a moça precisa embarcar em uma grande aventura para buscar a cura dessa maldição.
3. Godzilla (1998)
Dirigido por: Roland Emmerich
O filme de ficção científica é um remake da obra de 1954 com o mesmo título. No enredo, a cidade de Nova York é invadida por enorme réptil, criado a partir de radiações nucleares. É aí que uma equipe se reúne para descobrir a origem da criatura misteriosa.
4. Bicho de Sete Cabeças (2000)
Dirigido por: Laís Bodanzky
Estrelado por Rodrigo Santoro, o filme brasileiro te direção de Laís Bodanzky. Conta a história de Neto, um jovem contestador internado pelo pai em um hospital psiquiátrico por apresentar comportamento fora dos padrões que a família exigia.
No hospital, Neto é submetido a tratamentos cruéis e desumanos, passando a questionar sua realidade e sanidade.
A produção é baseada no livro Canto dos Malditos, autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno e recebeu inúmeros prêmios e elogios da crítica e do público.
5. Carandiru (2003)
Dirigido por: Hector Babenco
Um dos grandes filmes do cinema nacional, Carandiru expõe a dura realidade das cadeias no Brasil. Dirigido por Hector Babenco, é baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, que trabalhou por muitos anos como médico naquela penitenciária.
O longa mostra o cotidiano dos detentos e o cruel massacre ocorrido em 1992, que assassinou ao menos 111 presos.
6. Meu Primeiro Amor (1991)
Dirigido por: Howard Zieff
Dirigido por Howard Zieff, conta sobre Vada, uma pré-adolescente de 11 anos. Ela vive com seu pai viúvo que trabalha nem uma funerária.
Ela tem um grande amigo, Thomas J, com quem passa muitas tardes. Com ele, Vada começa a descobrir os altos e baixos do amor e da perda.
7. A História Oficial (1985)
Dirigido por: Luiz Puenzo
Esse incrível drama argentino traz a direção de Luiz Puenzo e aborda uma época sombria, a ditadura argentina na década de 70 e 80.
Alicia é uma professora de história que começa a desconfiar do marido e da origem de sua filha adotiva, acreditando que ela possa ser filha de desaparecidos políticos.
8. O Meu Amigo Totoro (1988)
Dirigido por: Hayao Miyazaki
O longa de animação e fantasia japonês vai fazer você se apaixonar definitivamente pelo trabalho de Miyazaki. Mei e Satsuki são duas meninas que está passando uma fase difícil: a mãe está doente e o pai, que trabalha como professor, sempre ocupado.
Quando a família se muda para o interior do Japão, Mei cria uma amizade com Totoro, um espírito da floresta que passa a ajudá-la.
9. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)
Dirigido por: Terry Gilliam, Terry Jones
O filme britânico de comédia é uma sátira hilariante das lendas medievais que se tornou uma obra cult adorada pelo público. Na narrativa, o famoso Rei Arthur procura reunir um grupo de cavaleiros para partir na missão mais importante de suas vidas: a busca do Cálice Sagrado.
10. Nausicaä do Vale do Vento (1984)
Dirigido por: Hayao Miyazaki
O longa de animação japonês é passado em um mundo parcialmente destruído pelos 7 Dias de Fogo que exterminaram quase toda a vida no planeta. A protagonista, Nausicaä, é uma jovem princesa que precisa salvar seu povo e encarar os perigos de uma floresta com criaturas e plantas desconhecidas.
11. Gladiador (2000)
Dirigido por: Ridley Scott
O filme de drama histórico e ação tem como cenário o grandioso império romano. Maximus é um comandante do exército do imperador que viria a ocupar o seu lugar.
Depois da traição de Commodus, que mata o pai para roubar o trono, o protagonista assume a identidade de um escravo e é forçado a combater nas lutas de gladiadores para planejar sua vingança.
Aproveite para conferir também:
- Melhores filmes de terror para ver na Netflix
- Filmes de terror antigos que você precisa conhecer
- Melhores filmes cult para ver na Netflix
- Filmes clássicos inesquecíveis para ver na Netflix
- Filmes essenciais dos anos 90
- Melhores filmes de terror dos anos 80
- Filmes clássicos que você precisa ver
- Melhores filmes para assistir na Netflix
- Filmes emocionantes baseados em fatos reais
- Desenhos animados antigos que se tornaram clássicos