12 livros para abrir a sua mente em 2024
Dessa vez topamos o desafio de criar uma lista de obras que nos tirassem da zona de conforto! Aqui você encontrará ensaios com viés da neurociência, livros sobre autoconhecimento, negócios e empreendedorismo e outras modalidades de literatura.
Nosso objetivo é apresentar uma lista de livros para repensar valores, expandir o horizonte e ter dicas para transformar sua vida.
1. O sentido da vida, de Contardo Calligaris (2023)
O famoso psicanalista e escritor Contardo Calligaris deixou três textos com ensinamentos importantes pouco antes de sua morte. São reflexões profundas sobre o "sentido" da vida, o momento da morte e como podemos passar por ela com serenidade e também sobre a cobrança e busca da felicidade.
O livro é um mergulho em questões existenciais de muita relevância para quem ousa se arriscar e buscar uma vida, abrir a mente e buscar uma vida mais plena.
2. O poder do hábito, de Charles Duhigg (2012)
Nesse livro best seller, o jornalista e escritor Charles Duhigg apresenta como os comportamentos e hábitos nascem em nós.
Ele desvenda a mente e traz pesquisas científicas e casos práticos para mostrar estratégias e dicas de como assumir o controle sobre nossas ações no dia a dia.
O autor prova que, ao tomarmos as rédeas de nossos hábitos, as chances de nos tornarmos pessoas mais realizadas e felizes aumenta significativamente.
3. O cérebro eficiente, de Sandra de Carvalho Martins (2023)
O cérebro eficiente: 8 semanas para treinar a memória, o foco e a velocidade mental é um livro da psicóloga Sandra de Carvalho Martins que apresenta 200 exercícios práticos que buscam ajudar os leitores no desenvolvimento de autoestima, vitalidade e melhor qualidade de vida.
A autora mostra como é possível potencializar o cérebro para que se torne mais eficiente e ágil, trabalhando o raciocínio, a memória, a linguagem, entre outros pontos importantes para uma mente mais saudável.
4. Orçamento sem falhas, de Nath Finanças (2021)
Referência de educação financeira para jovens, Nath Finanças ficou famosa na internet ao falar sobre dinheiro e como organizar suas finanças.
Em 2021 lançou Orçamento sem falhas, livro onde aborda com humor e simplicidade os principais problemas (e soluções!) que afetam a população quando se fala de dinheiro.
Ela dá dicas preciosas que vão te ajudar a abrir a mente e pensar em estratégias para melhorar a relação com seu bolso.
5. Ubuntu todos os dias, de Mungi Ngomane (2022)
Ubuntu todos os dias, de Mungi Ngomane, é um best-seller e tem prefácio do ativista Desmond Tutu.
Mostra a filosofia africana "Ubuntu", que significa "uma pessoa só é uma pessoa por meio de outras pessoas". Mungi exibe 14 lições baseadas na cultura da África do Sul, trazendo como o exercício consciente dessa ideologia pode ajudar a lidar com as diferenças e proporcionar um convívio agradável no coletivo.
Traz ainda reflexões e exercícios para reconhecer comportamentos ruins, projetando com objetividades possibilidades de vivenciar o Ubuntu no dia a dia..
6. Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking (2018)
Esse é o último livro do renomado físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, falecido pouco antes da publicação da obra, em 2018.
Aqui, Hawking aborda questões de difícil compreensão, trazendo respostas simples, elaboradas com base em seus estudos científicos da vida toda.
Assim, esse é um belo livro para expandir a mente, onde temos acesso a suas reflexões para perguntas como: Deus existe?, Sobreviveremos na Terra?, O que há dentro de um buraco negro?, e outras tantas dúvidas da humanidade.
7. Sonho Manifesto, de Sidarta Ribeiro (2022)
O conhecido neurocientista Sidarta Ribeiro, autor de Oráculo da Noite, lança em 2022 Sonho Manifesto. O novo livro traça paralelos entre a história da humanidade e os rumos que estamos tomando, trazendo questões como a crise ambiental e o aprofundamento das desigualdades sociais.
Em paralelo, ele apresenta sua visão sobre como podemos aproveitar as oportunidades que temos para expandir a consciência e buscar soluções para resolver grandes problemas que assolam o planeta.
8. Investimentos - Como Administrar Melhor Seu Dinheiro, de Mauro Halfeld (2015)
Mauro Halfeld é um especialista em finanças que traz nesse livro dicas práticas e úteis para fazer o dinheiro render. Seja guardando pouco e muito dinheiro, o livro ensina a desenvolver um pensamento estratégico, mudando a percepção sobre investimentos.
Investimentos teve grande aceitação, sendo indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura.
9. Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak (2019)
O pensador indígena Ailton Krenak, da etnia Crenaque, é um dos nomes de destaque no cenário brasileiro atual no que diz respeito à luta ambiental e dos povos das florestas.
Em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, lançado em 2019, Ailton expõe sua cosmovisão, na qual apresenta o ser humano em relação direta com a natureza.
Assim, ele propõe um olhar mais amplo e sensível sobre o assunto, enfatizando a necessidade de conservação da vida em todos os níveis, para que todos possamos desfrutar de uma existência mais digna.
10. O caminho do artista, de Julia Cameron (1992)
Quando se trata de livros para despertar a criatividade, O caminho de artista é um dos mais recomendados.
Com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, o best-seller foi lançado em 1992 pela multiartista norte-americana Julia Cameron e é considerado um divisor de águas para todos que querem potencializar a capacidade criativa.
O livro é uma ferramenta interessante, pois possui exercícios práticos e reflexões que ajudam de fato a sair da inércia e colocar as ideias no mundo de maneira objetiva. Uma boa pedida para desbloquear a imaginação e inventividade, não apenas para artistas.
11. Por que fazemos o que fazemos?, de Mario Sergio Cortella (2016)
Mario Sergio Cortella é professor e filósofo e escreveu Por que fazemos o que fazemos? para refletir principalmente sobre a nossa relação com aquilo que ocupa a maior parte do nosso dia: o trabalho.
Muitas vezes escolhemos uma carreira por sugestão da família ou por indução dos amigos e vamos assistindo o passar dos anos fazendo algo que, no fundo, não nos interessa tanto assim.
Por que fazemos o que fazemos? é um convite para a pausa e para a reflexão. Você faz aquilo que gosta? Acha que pode fazer a diferença? Tem prazer na sua rotina?
12. Homo Deus, de Yuval Noah Harari (2015)
O livro concebido pelo israelense Yuval Noah Harari está dividido em três partes e é um best-seller contemporâneo que investiga de onde viemos, quem somos e para onde vamos.
O olhar engloba o passado, o presente e o futuro e tem como base estudos científicos, filosóficos e históricos.
Ao tentar perceber de onde viemos e como chegamos até aqui, Harari traça um panorama e busca descobrir onde provavelmente chegaremos.
Você também pode se interessar:
- Os clássicos da literatura mundial que você não pode deixar de ler
- Livros sobre autoconhecimento que podem melhorar a sua vida
- Os melhores livros de todos os tempos
- Os melhores livros para iniciantes
- Os melhores livros para ler este ano
- Os livros imperdíveis escritos por autores que receberam o Nobel de Literatura