Que País É Este, de Legião Urbana (análise e significado da música)
A música composta por Renato Russo, em 1978, foi criada quando o compositor ainda fazia parte da banda de punk rock Aborto Elétrico.
Renato Russo continuou apresentando a canção quando concebeu o grupo Legião Urbana, em 1983.
Que país é este foi eleita para a lista das 100 Maiores Músicas Brasileiras segundo a Revista Rolling Stone e foi eternizada em uma gravação em disco no ano de 1987.
Letra
A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social ao país, de norte a sul, em todas as classes sociais.
Renato Russo abarca em sua letra uma boa parte do território do país: a região norte (representada pelo Amazonas), a centro oeste (representada por Mato Grosso), o nordeste, o sudeste (representada por Minas Gerais).
Quando foi criada, no final dos anos 70, já havia a sensação de impunidade e falta de regras. O compositor não critica apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia-a-dia.
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da naçãoQue país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em pazNa morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrãoQue país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?Terceiro mundo se for
Piada no exteriorMas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilãoQue país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Clipe
Contexto histórico
Vale retomar um pouco da história do Brasil, marcada por mais de 20 anos de ditadura militar com o governo Castelo Branco (1964-1967), Costa e Silva (1969-1974), Médici (1969-1974), Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985). O voto direto foi alcançado apenas em 1990 com a eleição do presidente Fernando Collor.
Durante os anos negros da ditadura qualquer tipo de crítica social era severamente punida. Artistas e intelectuais foram exilados, opositores políticos foram friamente torturados ou assassinados e o país sofreu uma enxurrada de propaganda nacionalista.
Os números desse período são assustadores: cerca de 5.000 pessoas perderam os direitos políticos, 434 foram mortos ou desaparecidos. A música Que país é este não fugiu a regra e foi censurada devido ao seu conteúdo questionador.
Sobre a gravação da música
A gravação em álbum, o terceiro da banda, que tem o mesmo nome da música carro chefe, aconteceu em 1987, nove anos após a canção ter sido composta.
Sobre a demora para gravação da música em CD, Renato Russo afirmou:
"Que país é este" nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título.
Lançado pela EMI, o CD tinha nove faixas e trazia na capa uma foto que reunia os quatro integrantes da banda.
Sobre o Legião Urbana
A banda foi criada em Brasília em 1982 e está intrinsecamente imersa no universo da política brasileira também por ter sido formada e consolidada na capital do país.
Muitas das letras de Renato Russo são uma crítica social severa e Que país é esse é uma das primeiras letras politizadas. A banda foi desfeita no ano de 1996 pela morte do vocalista (11 de outubro de 1996).
O filme Somos Tão Jovens
Lançado em 2015, o longa metragem escrito por Marcos Bernstein e dirigido por Antônio Carlos da Fontoura conta a história da banda Aborto Elétrico e da sua descendente Legião Urbana.
Thiago Mendonça assumiu a responsabilidade de representar o protagonista Renato Russo.
Que país é esse versão do Capital Inicial
O Aborto Elétrico deu origem as bandas Legião Urbana e Capital Inicial, o Legião Urbana sob o comando do vocalista Renato Russo e o Capital Inicial sob o comando do vocalista Dinho Ouro Preto.
A formação inicial do Capital (1982) era composta por Flávio Lemos, por Fê Lemos, por Yves Passarell, por Robledo Silva e por Fabiano Carelli.
A formação atual conta com apenas quatro membros: Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Yves Passarel.
Cultura Genial no Spotify
Conheça também