No Amazon Prime Video: noite de cometa traz reviravoltas e suspense em filme intrigante

Laura Aidar
Laura Aidar
Tempo de leitura: 3 min.

Se você está procurando um filme de ficção científica instigante e cheio de suspense, uma boa pedida é Coerência (2013), disponível na Amazon Prime Video.

Com direção e roteiro do cineasta norte-americano James Ward Byrkit, o longa traz uma narrativa complexa e envolvente. A história apresenta um grupo de amigos em uma noite incomum e testa as fronteiras do tempo, do espaço, de realidades paralelas, de conceitos sobre identidade e da amizade.

A trama acontece durante um jantar que reúne oito amigos. O que deveria ser um momento agradável se torna angustiante e confuso, pois por conta de um raro evento no céu - um cometa que está passando próximo ao planeta Terra - situações bizarras e que fogem da compreensão humana começam a acontecer misteriosamente.

Pontos fortes do filme

História envolvente com baixo orçamento

Essa é uma daquelas produções feitas com baixo orçamento, mas que prendem a atenção dos espectadores por conta de um enredo bem amarrado e interessante.

Mesmo se passando praticamente em apenas um cenário - a casa de um dos personagens - a história se mantém envolvente e dinâmica o suficiente. Aliás, uma informação curiosa é que o filme foi gravado justamente na casa do próprio diretor, James Ward Byrkit.

Ótimo elenco e movimentação de câmera intimista

A escolha dos atores e das atrizes é outro ponto que merece destaque no longa. A ótima atuação do grupo contribuiu significativamente para o sucesso da produção.

Os personagens agem com naturalidade e a movimentação de câmera aproxima o público das pessoas retratadas. O diretor optou por uma abordagem intimista e simples, buscando incluir na cena quem assiste ao longa, como se fossemos também um dos oito convidados daquele estranho jantar.

Conceitos de física quântica que fazem questionar a realidade

São muitos os assuntos tratados no filme e a ficção científica permeia toda a narrativa. Quando a história começa logo ficamos sabendo que aquela é a noite que o Cometa Miller está riscando o céu, um evento que ocorreu pela última vez na década de 20.

Aos poucos diversas situações vão elevando o grau de tensão entre os presentes, até que eles se deparam com as consequências práticas do que seria a teoria do gato de Schrödinger, um experimento mental elaborado em 1935 pelo físico Erwin Schrödinger.

Tal experimento é complexo, mas basicamente sugere que podem co-existir duas realidades distintas em um mesmo sistema quântico.

Final aberto que propõe elaborar interpretações distintas

Depois de muitos acontecimentos e reviravoltas, acompanhamos a protagonista se envolver em uma situação de difícil solução.

O final do filme segue a linha de toda a narrativa, mantendo a coerência e propondo um encerramento que deixa mais perguntas do que respostas, deixando quem assiste livre para "escolher" o destino dos personagens.

Esse é, portanto, um longa muito instigante para quem gosta de finais abertos, onde a imaginação de cada um ajuda a elaborar o final.

Ficha técnica

Filme Coerência (Coherence, no original)
Ano 2013
País EUA, Reino Unido
Direção James Ward Byrkit
Roteiro James Ward Byrkit, Alex Manugian
Elenco Emily Baldoni, Maury Sterling, Nicholas Brendon, Lorene Scafaria, Elizabeth Gracen, Hugo Armstrong, Alex Manugian, Lauren Maher, Aqueela Zoll, Carrie Patterson, Kelly Donovan, Alexis Boozer Sterling, Mark Ballou
Duração 89 min.
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.