O que é um plot twist? 7 exemplos de filmes que vão bugar sua mente
O plot twist é uma ferramenta narrativa que traz uma reviravolta inesperada no enredo de um filme, uma série ou um livro. Vem surpreender o público, quebrando suas expectativas: embora todos os indícios apontem numa direção, a trama segue um caminho totalmente diferente.
Além de tornar a história imprevisível e captar a atenção dos espectadores, pode despertar um impacto emocional ou mesmo revelar elementos do enredo que estavam ocultos até então.
Certos plot twists são tão marcantes que ficam na nossa memória coletiva, tornando-se simplesmente inesquecíveis. Confira, abaixo, algumas das reviravoltas mais espetaculares do cinema.
Atenção: a partir daqui você vai encontrar spoilers!
Exemplos de plot twists inesquecíveis em filmes
Clube da Luta (1999)
Numa das maiores reviravoltas do cinema, temos um protagonista anônimo que está insatisfeito com a rotina no sistema capitalista, passando a sofrer de insônias graves.
O curso da sua vida se altera quando conhece Tyler, uma figura ousada e misteriosa. Juntos, eles criam um clube de luta, onde outros homens podem descarregar suas frustrações através da violência. Assim, acabam liderando um verdadeiro exército subversivo.
É no final que ocorre o plot twist, quando percebemos que Tyler e o protagonista são a mesma pessoa. Trata-se de outro lado da sua personalidade, que ganhou vida própria para se libertar.
Ilha do Medo (2010)
Um filme de suspense que deixa qualquer vidrado, Ilha do Medo pode nos fazer questionar os próprios conceitos de sanidade e loucura. Edward Daniels é um investigador enviado para uma prisão psiquiátrica numa ilha remota, com o intuito de descobrir o paradeiro de uma paciente que sumiu.
O choque surge quando descobrimos que, na verdade, ele está internado no local, por um crime que cometeu. Toda a investigação foi um jeito da sua mente protegê-lo daquilo que aconteceu.
Garota Exemplar (2014)
Uma história genial e arrepiante de vingança, o filme segue o desaparecimento de Amy, uma mulher que sumiu de casa durante uma manhã. Com sinais de violência no local do crime, o principal suspeito é o marido. Essa teoria é reforçada pelo seu diário, onde relata uma vida conjugal atribulada.
Contudo, no meio da narrativa, a história muda totalmente. A protagonista está viva e resolveu encenar a própria morte, deixando um rastro maquiavélico de pistas que apontam para o marido, para se vingar de uma traição que descobriu.
Saltburn (2023)
Este é um daqueles thrillers psicológicos que nos fazem duvidar até da própria sombra. Felix é um jovem extremamente privilegiado que conhece Oliver na faculdade. O colega de classe, por outro lado, é bolsista e tem uma vida familiar complicada.
Tocado pela história, o jovem aristocrata convida Oliver para passar as férias de verão na mansão da sua família. O plot twist pega o espectador de surpresa: sua história de vida é mentira, trata-se de um golpe arquitetado pelo vilão, que fica obcecado por Felix e acaba eliminando um por um, para ficar com a fortuna.
O Sexto Sentido (1999)
Este plot twist marcou a história do cinema e tirou o fôlego do público, sendo lembrado até hoje. O filme de drama e suspense é protagonizado por Cole, um menino com uma infância difícil que está sendo acompanhado por um psicólogo, Dr. Malcolm.
Eventualmente, o garoto confessa que consegue ver e comunicar com os mortos. No entanto, o final da trama revela aquilo que ninguém esperava: o próprio psicólogo está morto há algum tempo e Cole conversa com ele, ao longo de todo o filme, através da sua mediunidade.
Corra! (2018)
Com reflexões e críticas à sociedade contemporânea, o filme de terror conta a história de um homem que viaja para conhecer a família da namorada. Chris está tenso por ser apresentado aos pais de Rose, mas ela garante que eles vão apoiar o relacionamento inter-racial.
No local, ele percebe que existem outros indivíduos afro-americanos em torno do núcleo familiar que agem de forma estranha. A reviravolta chega quando o homem é aprisionado. Percebemos que se trata de um culto que usa corpos de jovens negros para transportar a mente de pessoas caucasianas e poderosas, prolongando as suas vidas.
Aproveite para ver a análise e explicação do filme Corra!.
Psicose (1960)
Não poderíamos falar de reviravoltas no cinema sem mencionar a obra-prima de Hitchcock, o célebre "mestre do suspense". Em Psicose, Marion Crane comete um roubo e precisa se esconder no Bates Motel, um local isolado e decadente. O dono, Norman, revela uma obsessão pela mãe, que nunca aparece, mas controla todos os seus passos.
Quando a protagonista é assassinada no chuveiro, descobre-se que existe um criminoso à solta. Tudo aponta para a mãe de Norman, mas aí chega o plot twist: ela já está morta e o filho assumiu a sua identidade, como uma espécie de alter ego, para matar as mulheres que o rejeitam.
Veja também: