Prepare-se para muita ação com Viola Davis em filme épico inspirado em mulheres guerreiras reais

Laura Aidar
Laura Aidar
Tempo de leitura: 3 min.

A mulher rei (The Woman King, originalmente) é um filme épico de ação e aventura protagonizado pela incrível Viola Davis, que também fez parte da produção. Inspirado em eventos reais para contar uma história de coragem e empoderamento feminino.

Com direção de Gina Prince-Bythewood e roteiro de Dana Stevens, o longa traz um elenco de peso. Além de Viola Davis, temos a atriz britânica Lashana Lynch e a queniana Thuso Mbedu em atuações poderosas e convincentes.

Para conferir esse grande filme, acesse as plataformas de streaming da Max e da Amazon Prime Video.

O que esperar da história de A mulher rei?

A trama se concentra nas Agojie, um exército de mulheres que realmente existiu no século XIX e tinha como missão proteger o reino do Daomé, na África, onde hoje é o atual Benin.

Nanisca (Viola Davis) é uma líder guerreira inteligente e implacável que recebe a incumbência de treinar uma nova geração de mulheres para integrar o exército das Agojie, no Reino de Daomé.

Vindas de diversas locais, essas mulheres formam uma irmandade e são preparadas para lutar como soldados contra todos que ousem destruir o modo de vida que elas conquistaram.

Pontos de destaque do filme

O filme explora a resiliência, a força e o poder das mulheres, além da união e superação de grandes desafios. Assim, o filme é uma homenagem à força feminina, sobretudo das mulheres negras.

Trazendo muita ação, a trama também mostra o lado humano e as emoções de cada personagem e apresenta uma mensagem de empoderamento bastante potente. As cenas de ação e de luta são outro ponto muito elogiado, pois transmitem veracidade e intensidade, mostrando as guerreiras como uma potência de luta imponente.

O elenco é também um ponto alto, dando visibilidade e protagonismo para atrizes talentosas negras e para um tipo de história pouco contada em Hollywood.

Como foi recebido pela crítica?

Essa foi uma produção muito aguardada pelo público e pela crítica. A interpretação de Viola Davis foi bastante elogiada por sua habilidade de demonstrar força, vulnerabilidade e poder. A representatividade do povo negro também foi muito valorizada ao trazer um elenco majoritariamente de mulheres retintas.

Embora tenha sido aclamada, a produção também recebeu críticas negativas, principalmente quanto à veracidade da trama. Na história, foram tomadas algumas liberdades criativas que distanciam a narrativa mostrada do que realmente aconteceu no Reino Daomé.

Além disso, alguns conflitos e personagens foram simplificados e romantizados, tornando-se superficiais. Vale destacar que a figura de Nanisca é ficcional, podendo ser inspirada em diversas figuras históricas.

Ficha técnica de A mulher rei

Título Original The Woman King
Direção Gina Prince-Bythewood
Roteiro Dana Stevens, baseado em uma história de Maria Bello e Dana Stevens
Elenco Principal

Viola Davis como Nanisca
Thuso Mbedu como Nawi
Lashana Lynch como Izogie
Sheila Atim como Amenza
John Boyega como Rei Ghezo

Gênero Ação, Drama, História
Duração 135 minutos
Lançamento 2022
País Estados Unidos
Idioma Original Inglês
Produção Cathy Schulman, Viola Davis, Julius Tennon, Maria Bello
Classificação Indicativa 14 anos
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.