Prepare-se para viajar no tempo e descobrir o amor com esta comédia romântica que está na Netflix, Prime Video e Globoplay


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

E se fosse possível voltar no tempo para "consertar" o passado e conquistar o amor da sua vida? Essa é a premissa em Questão de tempo, filme britânico de Richard Curtis que está na Netflix, Amazon Prime e Globoplay.

Lançado em 2013, o longa mistura elementos de romance e ficção científica para contar uma história sensível e bem humorada, trazendo diversas reflexões sobre o amor e as relações humanas de maneira geral.

É um filme leve e envolvente que, além de abordar a busca pelo par amoroso, também trata da relação entre pai e filho de forma tocante.

Qual a história do filme e por que é imperdível?

Diferente de outros filmes de viagem no tempo, aqui esse recurso é utilizado para apresentar uma abordagem emocional e reflexiva.

A narrativa acompanha Tim Lake, um jovem que ao completar 21 anos descobre um segredo de família extraordinário que pode mudar completamente sua vida.

Seu pai, um homem de cerca de 50 anos, conta ao filho que todos os homens da família quando atingem certa idade têm a chance de voltar ao passado para fazer novas escolhas.

Assim, após essa surpreendente e empolgante revelação, Tim tem a chance de resolver situações que já aconteceram, consertando seus erros e tentando conquistar Mary, a garota por quem é apaixonado.

Entretanto, ele descobre na prática que nem tudo é perfeito, nem pode ser controlado e que as novas decisões vão impactar consideravelmente seu futuro.

Essa é uma comédia romântica imperdível, pois, além de trazer reflexões relevantes, apresenta uma trilha sonora encantadora, uma direção de arte e fotografia impecáveis e atuações comoventes.

3 lições que podemos aprender com Questão de tempo

Valorização do tempo e de viver o presente

Mesmo com a habilidade de viajar no tempo - e talvez justamente por conta disso - Tim descobre que os momentos mais preciosos da vida residem no presente e na capacidade de vivenciá-los de maneira intensa e consciente.

A história nos lembra de apreciar e valorizar cada situação que vivemos como únicas, tendo atenção aos pequenos detalhes e alegrias do dia a dia.

Aceitação da realidade e dos rumos que vida toma

Tim, retorna ao passado diversas vezes na tentativa de corrigir seus erros e evitar situações constrangedoras, mas mesmo assim ele percebe que existem certas coisas que são impossíveis de controlar.

A vida é feita de momentos bons e ruins e todos eles são importantes na construção de uma trajetória autêntica, verdadeira e significativa. Aprender a lidar com as dificuldade e desafios é parte essencial da vida e deve ser encarado como um elemento importante no crescimento pessoal.

Reconhecimento da importância das relações familiares

Outro ponto de destaque na trama são as relações familiares, principalmente a conexão entre Tim e seu pai.

O filme aborda o impacto que essas relações têm sobre nós, mostrando como o amor e o apoio mútuo são imprescindíveis na construção da autoestima e no enfrentamento dos desafios que certamente todos passam.

Ficha técnica

Título do filme Questão de tempo
Título Original About Time
Ano de Lançamento 2013
Diretor Richard Curtis
Elenco Principal Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy
Gênero Comédia Romântica, Drama, Ficção Científica
Duração 123 minutos
Disponível em Netflix, Prime Video, Globoplay
Classificação indicativa 12 anos

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.