Um clássico inesquecível de romance completa 30 anos e você pode assistir hoje mesmo no streaming!
A história do cinema mundial não estaria completa sem as famosas comédias românticas britânicas, que se tornaram um subgênero importante e criaram filmes que hoje são considerados clássicos. Entre esses sucessos estão Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), O Diário de Bridget Jones (2001) e, claro, o inesquecível Quatro Casamentos e um Funeral (1994).
O que esses filmes têm em comum? Roteiros inteligentes, personagens inesquecíveis e cenas marcantes que nos fazem querer assisti-los de novo, nos transportando para um mundo onde encontros casuais resultam em grandes romances.
Mas antes das comédias britânicas ganharem fama mundial nos anos 90, o estúdio londrino Ealing já havia produzido obras-primas nas décadas de 40 e 50. Filmes como As Oito Vítimas (1949), O Mistério da Torre (1951) e O Homem de Terno Branco (1951) são provas do talento dos britânicos para o humor.
Disponível na Prime Video, Quatro Casamentos e um Funeral é, possivelmente, o melhor exemplo de comédia britânica. Com um orçamento modesto, o filme se tornou um clássico mundial e lançou a carreira do, até então, pouco conhecido Hugh Grant.
E do que se trata Quatro Casamentos e um Funeral?
Com roteiro de Richard Curtis e direção de Mike Newell, o filme narra a jornada de Charles (Hugh Grant) e seu círculo de amigos enquanto enfrentam os altos e baixos do amor, as decepções da maturidade e as surpresas da vida.
Ao longo da trama, como sugere o título do filme, Charles vivencia quatro casamentos e um funeral, enquanto se envolve em encontros e desencontros com a encantadora jovem americana Carrie (Andie MacDowell).
Com diálogos perspicazes, personagens cativantes e momentos inesquecíveis, o filme conquistou o coração do público mundial, recebendo aclamação internacional e estabelecendo recordes de bilheteria. Até 2009, ele detinha o título de maior bilheteria da história do cinema britânico, um feito notável que parecia improvável na época.
Um filme que desafiou todas as probabilidades e deixou sua marca na história do cinema!
A ideia inicial para o filme, concebida pelo roteirista Richard Curtis, surgiu após ele ter participado de cerca de 70 casamentos ao longo de uma década. Em várias entrevistas, Curtis menciona que sua inspiração também veio de um momento em que recusou passar a noite com uma garota em um casamento.
Foram necessários 17 rascunhos até que Curtis finalizasse o roteiro, que ele descreve como uma forma de explicar para sua mãe porque nunca quis se casar.
Inicialmente com um orçamento de apenas 3 milhões de libras, o filme teve seu orçamento reduzido para 2,7 milhões de libras, o que exigiu sacrifícios significativos na produção. Um exemplo notável foi o período de filmagem de apenas 36 dias. Para economizar ainda mais, o renomado Rowan Atkinson, intérprete do icônico personagem Mr. Bean nos anos 90, desempenhou o papel de vigário em duas cerimônias de casamento no filme.
A escolha do elenco foi um processo complexo que passou por várias mudanças. Hugh Grant relatou em entrevistas que sua audição foi desafiadora e que Curtis tentou impedi-lo de conseguir o papel, pois o considerava muito bonito para viver o protagonista. Outros atores britânicos, como Alex Jennings (de The Crown) e Alan Rickman (o Professor Snape da série de filmes Harry Potter), também foram considerados para o papel de Charles.
A escolha da atriz principal também foi cercada de indecisões, já que Jeanne Tripplehorn era a primeira opção, mas teve que recusar o papel no último minuto. Outras atrizes cotadas para o papel de Carrie incluíam Marisa Tomei (de O Lutador) e Sarah Jessica Parker (a Carrie Bradshaw da série Sex and the City).
Apesar de todos os desafios enfrentados, o filme foi um sucesso retumbante, mantendo o título de maior bilheteria do Reino Unido por 15 anos. Agora, está disponível para ser assistido (e revisitado) na Prime Video.