Wicked: como nasce uma vilã (história, elenco, personagens e crítica)
Um dos filmes mais aguardados de 2024, Wicked é um musical de fantasia, com direção de Jon M. Chu. Passado no universo do célebre Mágico de Oz, trata-se de uma adaptação da peça da Broadway com o mesmo nome que, por sua vez, foi baseada no livro de Gregory Maguire (1995).
O enredo gira em torno de Elphaba e Glinda, duas jovens que se conhecem durante os tempos de faculdade. Embora sejam muito diferentes, elas criam uma forte relação de amizade. No entanto, com o tempo, surge uma rivalidade entre as companheiras e Elphaba se transforma numa grande vilã, a famosa Bruxa Má do Oeste.
Personagens e elenco de Wicked
O elenco do filme chamou a atenção do público, principalmente devido à participação da estrela pop Ariana Grande. A cantora nunca escondeu que o musical era um dos seus favoritos e que adoraria dar corpo a uma das personagens principais.
Outro aspecto interessante é que, pela primeira vez, Nessarose é interpretada por uma atriz que anda de cadeira de rodas, trazendo diversidade e representatividade ao elenco.
- Elphaba (Cynthia Erivo): jovem de pele verde que sempre sofreu discriminação e, com o tempo, se transforma na Bruxa Má do Oeste.
- Glinda / Galinda (Ariana Grande): melhor amiga de Elphaba e colega de quarto na faculdade, ela é uma estudante popular e querida por todos.
- Nessarose (Marissa Bode): irmã mais nova de Elphaba, que também estuda na Universidade de Shiz e se locomove por meio de uma cadeira de rodas.
- Oscar Diggs / O Mágico de Oz (Jeff Goldblum): homem manipulador e carismático que chega a Oz e se declara o governante do lugar.
- Fiyero Tigelaar (Jonathan Bailey): príncipe de coração gentil que se envolve em um triângulo amoroso com Elphaba e Glinda.
- Boq (Ethan Slater): munchkin tímido e apaixonado por Glinda.
- Madame Morrible (Michelle Yeoh): diretora da Universidade de Shiz cujas habilidades mágicas escondem um lado manipulador.
- Dr. Dillamond (Peter Dinklage): professor na Universidade de Shiz, discriminado por ser um animal falante.
História do filme Wicked
A partir daqui você vai encontrar spoilers sobre o enredo!
Wicked traz a adaptação do primeiro ato da peça da Broadway, mostrando a origem da amizade entre Elphaba e Glinda e aquilo que as transformou nas bruxas que retratadas em Mágico de Oz (1939). Aqui, assistimos aos acontecimentos que tiveram lugar antes da chegada de Dorothy à Cidade Esmeralda.
Elphaba nasceu com a pele verde, devido a uma traição da sua mãe. Por isso, ela é desprezada por todos, incluindo o próprio pai. Numa retrospectiva da sua infância, podemos ver como as outras crianças eram cruéis com ela. Seu destino se altera quando a família superprotetora a envia para a Universidade de Shiz, com o intuito de acompanhar a irmã mais nova, Nessarose.
Por lá, demonstra muitas capacidades na feitiçaria, despertando inveja em vários estudantes, incluindo Glinda, uma garota popular. No entanto, as duas viram colegas de quarto e, aos poucos, criam uma amizade poderosa e transformadora. Antes de optarem por lados opostos, elas têm uma grande cumplicidade e parceria.
A trama revela um triângulo amoroso com a chegada de Fiyero Tigelaar, um príncipe que passa a ter ligações com ambas. Na Universidade, Dr. Dillamond, um professor bode, alerta as alunas sobre a discriminação dos animais falantes na Cidade Esmeralda e o jeito perverso como são tratados. Tudo isso é comprovado pelo seu afastamento do local de ensino.
Elphaba procura um jeito de retirar o tom verde da sua pele e as duas viajam até à Cidade Esmeralda, onde conhecem o famoso Mágico. Lá, conhecem os seus planos para Oz, mas Glinda acredita nas suas palavras, enquanto a companheira percebe suas verdadeiras intenções.
O Mágico e Madame Morrible, a diretora da Universidade, conspiram para usar os poderes da protagonista a seu favor. Contudo, Elphaba é esperta e não se deixa manipular. Aí, começa uma verdadeira campanha de difamação: espalham pela cidade que ela é uma ameaça e surge o nome pelo qual fica conhecida.
Para fugir e ficar em segurança, Elphaba encanta uma vassoura na qual consegue voar, personificando o estereótipo da bruxa. É assim que nasce a Bruxa Má do Oeste.
Crítica e principais temas de Wicked
Trazendo diferentes pontos de vista, a história é contada a partir das perspectivas de Glinda e Elphaba. Através da fantasia, trata várias questões sobre a natureza humana. A principal é um tema antigo e amplamente debatido: natureza versus criação.
As pessoas nascem más ou a maldade é algo imposto a elas?
Além de explicar o que cria um verdadeiro vilão, o longa-metragem vai mais longe, trazendo temáticas como discriminação, identidade e autoaceitação.
Ao longo da trama, Elphaba encontra sua voz, descobrindo o poder e a força que sempre possuiu. Em vez de procurar a aceitação e a popularidade, ela aprende a lutar por aquilo em que acredita, independentemente da opinião dos outros.
Assim, Wicked demonstra que a dualidade entre o bem e o mal é muito mais complexa do que pode parecer à partida.
Wicked: parte 2, o final da história
Na adaptação para o cinema, a trama da peça musical está dividida em duas partes. Em Wicked: parte 2, assistimos aos acontecimentos que ocorrem no segundo ato da peça. Embora os longas-metragens tenham sido gravados em simultâneo, o lançamento da segunda parte está previsto para novembro de 2025.
Nele, vamos acompanhar as transformações de vários personagens, incluindo Glinda e Nessarose. Enquanto a primeira se torna a Bruxa Boa, a segunda recebe os sapatos vermelhos encantados pela irmã. Graças à sua magia, passa a conseguir andar e se torna a Bruxa Malvada do Leste.
Ficha técnica de Wicked
Título | Wicked |
Ano de produção | 2024 |
Dirigido por | Jon M. Chu |
Data de lançamento | 21 de novembro de 2024 (Brasil) 27 de novembro de 2024 (Mundial) |
Duração | 2h 41m |
Classificação indicativa | Maiores de 10 anos |
Gênero | Fantasia Musical |
País de origem | Estados Unidos da América |
Veja também: O mágico de Oz (resumo, personagens e curiosidades).